Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus de 18 a 19 maio 2013

Ver artigo
Datas (De - A): 
18 Mai 2013 - 19 Mai 2013

Coincidindo no mesmo dia, a celebração do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus é uma oportunidade para cerca de 100 museus, através mais de 430 de actividades, se mostrarem como espaços de memória e celebrarem a criatividade e a inovação em estreito convívio com os seus públicos.

Neste dia, 18 de maio 2013, as entradas serão gratuitas à excepção do Palácio Nacional da Ajuda.

18 de maio - das 10h00 às 18h00 | 19 de maio - das 18h00 até por volta das 24h00

Neste âmbito, realizaram-se novas exposições, visitas temáticas, palestras, oficinas, espetáculos e outras ofertas culturais em diferentes regiões do país. 

A NORTE

No Porto, Casa-Museu Abel Salazar, um colóquio sobre “O Mundo é feito por nós? Questionar a Arte e a Ciência em Tempos de Crise” a partir das 9h15 e possibilidade de ver a exposição “Gabinete de Anatomia – Arpad, Vieira e os desenhos anatómicos do Museu de Medicina” (até 26 de Maio).

Em Serralves (18 de Maio), a partir das 17h, trocar ideias, questionar e observar é a proposta em Conversas de Museu (levantar senha na recepção do museu a partir das 16h30). No dia seguinte, o museu propõe um percurso pelo “Mundo Secreto dos Morcegos: Ouvindo o Inaudível” (às 21h e 21h40), com orientação de Francisco Amorim e Helena Santos (levantar senha na recepção do museu a partir das 20h; actividade recomendada para crianças a partir dos 8 anos acompanhadas por adultos). A partir das 20h, há visita orientada a “Marchel Duchamp em 30 minutos”.

Em Vila Nova de Famalicão, no Museu da Fundação Cupertino de Miranda, a programação é sustentada pela exposição temporária “Entre a Palavra e a Imagem” (visitas entre as 9h30 e as 17h). Visita à exposição e sessão de cinema surrealista no auditório da fundação (às 10h e 15h).

No Museu Municipal de Esposende, a partir das 10h (18 de Maio), propõe-se a interpretação da exposição “Da Luz e do Olhar – Fotografia de Pereira Lopes”, patente na Sala de Azulejos. Da parte da tarde, a partir das 14h, decorre a visita à exposição “Esposende: a Barra, o Porto e a Navegabilidade do Cávado – Projectos e Memórias”, seguida de visita à Zona Ribeirinha, onde é possível seguir o rasto dos principais episódios da história local relacionados com o Rio Cávado.

NO CENTRO

A 18 de Maio, o Castelo de São Jorge promove visitas de fim de tarde (a partir das 18h) e projecção multimédia “Lisboa Quem és tu?” nas muralhas do castelo (23h).

Com partida no Mude - Museu do Design e da Moda até ao Cais das Colunas, uma performance teatral em colaboração com o St. Julian’s School (às 15h, 18h e 21h).

No Museu da Música, a 19 de Maio, diversos concertos a partir das 17h com destaque para o workshop e concerto de Taças Tibetanas/Gongos, com João Silva e Mónica Chan (18h) e um quizz musical a partir das 23h.

Visitas guiadas às exposições no Museu Bordalo Pinheiro, a partir das 10h com destaque para a visita guiada das 16h30 destinada a invisuais. Prova de vinhos e degustação de culinária às 17h30 (18 de Maio).

No Museu Nacional do Teatro (18 de Maio) um espectáculo infantil às 10h30 (a partir dos 5 anos) e, a 19 de Maio, concerto Quarteto Quinto B a partir das 21h30 seguido de uma peça de teatro “A Partir de Textos de Tchekov”, às 22h15.

O Museu da Cidade de Lisboa propõe, dia 18 de Maio, visitas guiadas às exposições (a partir das 10h30) e oficina de preservação do papel (destinados aos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundários). Inauguração da exposição “Woundscapes - Suffering, Creativity and Bare Life” às 18h.

Nas Caldas da Rainha, o Museu José Malhoa apresenta também visitas guiadas e ateliês de pequenos artistas (com ateliê do movimentos, do som e ateliê Malhoa), a partir das 10h. Às 14h30, peça de teatro sobre o “Capuchinho Vermelho”, pelo grupo de Educação Especial Rainha D. Leonor (18 de Maio). A 19 de Maio, as visitas guiadas e os ateliês são das 16h às 20h e, pelas 21h30, um concerto da Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense.

A SUL

Em Almada, oficinas para grupos escolares e visitas guiadas no Museu da Cidade, Museu Naval e Núcleo Medieval/Moderno e Elevador da Fonte da Pipa. As oficinas são para alunos do Pré-Escolar e 1.º ciclo, dias 18 de Maio e 25 de Maio a partir das 10h (com marcação prévia e número limitado de inscrições). A programação inclui ainda a inauguração de uma nova exposição temporária no Museu da Cidade “Memórias do Cinema em Almada” (visita guiada a 19 de Maio, às 15h) e a abertura das novas instalações do Museu Naval, dia 26, com a inauguração da exposição “Na Rota do Progresso: A Industria Naval em Almada”.

No Museu de Évora, a 19 de Maio, concerto pelo Coral de Évora e Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa a partir das 16h e inauguração da exposição “Desenhos de Joaquim Bravo – Colecção do Museu de Évora” (às 18h).

No Algarve, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, a partir das 17h propõe a apresentação pública do projecto “Casas com História” (18 de Maio).

Fonte: Instituto dos Museus e Conservação