Elevador de Sta. Justa em Lisboa acaba de assinalar 112 anos de existência

Ver artigo

O Elevador do Carmo ou, como desde muito cedo se tornou conhecido, de Santa Justa, assinalou no dia 10 de Julho 2014, o 112.º aniversário da sua inauguração. Ex libris da Baixa lisboeta, este elevador, hoje propriedade da CARRIS, foi projectado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração, a Empresa do Elevador do Carmo.

O Elevador de Santa Justa, que faz o percurso da Rua do Ouro ao Largo do Carmo, foi inaugurado a 10 de julho de 1902 e é o único elevador vertical em Lisboa que presta um serviço público. Trata-se de um trabalho do arquiteto Raoul Mesnier du Ponsard, com uma estrutura de ferro fundido, enriquecido com trabalhos em filigrana.

Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900, com a remoção de terras nas escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante, no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço, destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos.

Inicialmente o Elevador utilizava o vapor como força de tração. Em 1907 procedeu-se à electrificação do sistema.

Em Fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da CARRIS, o Elevador do Carmo foi classificado como Monumento Nacional.

Horário de Funcionamento do Elevador de Santa Justa:

Horário de Inverno (outubro a maio): 7:00h - 22:00h (última subida às 21:45h)
Horário de Verão (junho a setembro) & Páscoa: 7:00h às 23:00h (última subida às 22:45h)

Horário de Funcionamento do Miradouro de Santa Justa:

Todos os dias: 8.30h - 20.30h

Site: CARRIS | Reserve alojamento em Lisboa via booking.com