Forte de São João do Arade ou Castelo de Ferragudo, Algarve em todos estes séculos, foi um dos guardiões da entrada do Rio Arade

Ver artigo

Forte de São João do Arade ou Castelo de Ferragudo, Lagoa, Algarve em todos estes séculos, foi um dos guardiões da entrada do Rio Arade e, se falasse, muitas coisas teria para nos contar. Não tendo voz, deixa-nos, no entanto, a possibilidade de dar largas à nossa imaginação e recordarmos por ele o que por ali se passou.

É um monumento classificado, embora propriedade de particulares foi, objecto de obras de recuperação e ficou de cara lavada. É um pequeno forte cujos primórdios remontam aos finais do sec. XV, um dos emblemas da nossa linda vizinha Vila de Ferragudo e está sempre disponível a quem o olha da margem direita do nosso rio comum - o Arade.

O Forte de São João do Arade, também conhecido como Castelo de São João do Arade ou simplesmente Castelo do Arade, localiza-se no Algarve, na vila e freguesia de Ferragudo, concelho da Lagoa, distrito de Faro, em Portugal.

Em posição dominante sobre a povoação e a foz do rio Arade, a sua elevação separa duas praias: a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Cooperava com o Forte de Santa Catarina, que lhe era fronteiro em Portimão, na defesa do estuário do rio.

As origens do Castelo de São João de Arade (ou de Ferragudo, como também é conhecido) remontam ao domínio filipino e à extrema necessidade sentida pelo governo ibérico em defender convenientemente as costas da península dos ataques de piratas e corsários ao serviço das coroas do Norte europeu. Nessas primeiras décadas do século XVII, todavia, não se chegou a edificar a fortaleza, indecisos os poderes entre a margem esquerda e a defesa activa de Vila Nova de Portimão, do lado direito. Alexandre Massaii foi adepto desta última localização, pelo que o projecto do lado de Ferragudo, defendido pela Câmara de Silves, teve de aguardar mais algum tempo até ser iniciado (COUTINHO, 1997, p.119).

Site: IGESPAR | Reserve alojamento em Ferragudo via booking.com