Descubra Sortelha considerada uma das mais belas aldeias do mundo

Ver artigo

Descubra Sortelha considerada uma das mais belas aldeias do mundol. Sortelha faz parte de uma série infinita de belas aldeias e cidadezinhas localizadas em várias partes do mundo e que, à simples visualização de suas fotos, nos remetem com vontade de morar ou ao menos visitar. Os pequenos povoados apresentam, em geral, uma forma de vida simples, bucólica, de gente risonha e hospitaleira e vistas deslumbrantes.

Situada no alto de um monte elevado, a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam.

Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de "lagartixos" dado aos seus habitantes. É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII. Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.

Sortelha foi inicialmente um castro romano, situado num monte elevado, e mais tarde mandado povoar por D. Sancho II. Vila fronteiriça de fundação medieval, amuralhada e sob o olhar altivo do seu castelo, datado do séc. XIII, só perde esse estatuto com a reorganização administrativa feita pelo estado liberal no séc. XIX.

A antiga vila constitui um espaço urbano medieval (séc. XIII-XIV) que encontra a sua matriz na necessidade de defender e organizar o seu espaço. Essa matriz ainda hoje a caracteriza.

É considerada uma das mais antigas povoações do país, tendo sido concelho até 1855. Em 1288, D. Sancho II concedeu-lhe foral. No entanto, antes dele, D. Sancho I, em 1187, mandou reconstruir e aumentou o castelo, dando-lhe a forma que ainda hoje apresenta. O séc. XV deu-lhe especial atenção. Foi ampliado o centro urbano e construída uma nova igreja.

Também o rei D. Manuel I deixou a sua marca nesta povoação. Vestígios da época manuelina ainda hoje se podem encontrar no Pelourinho e no castelo.
Esta pequena povoação, Aldeia Histórica, é, sem dúvida, uma jóia do património português.
Continua a manter o traçado histórico que tão bem a caracteriza, mas, modernizada e dinâmica, vai enfrentando os novos tempos.

PATRIMÓNIO

Castelo - Situado no ponto mais alto sobranceiro ao vale, exerceu a função defensiva. Era o pólo exclusivamente militar, bem acentuado pela Torre de Menagem.

Pode ainda ver-se, no seu interior, a Cisterna, e uma Porta Falsa.
A circundá-lo, o perímetro amuralhado, em forma oval, onde se estabeleceu a população mais antiga.
Este espaço fechado comunicava com o exterior através da Porta da Vila (a este), da Porta Nova (a Oeste) e da Porta Falsa (a Noroeste).

Igreja Matriz – Igreja da Senhora das Neves, situada no centro da freguesia, com Torre Sineira, tem uma inscrição na porta principal, segundo a qual terá sido construída em 1273, embora haja quem opine que foi construída no séc. XIV. Tem cinco altares, sendo o altar-mor uma preciosa obra em talha. O tecto é mudéjar.

Igreja da Misericórdia - Parece ter sido outrora a matriz da Vila.

Igreja de Santa Rita - Saindo pela Porta Nova do Castelo, encontra-se esta Igreja, assim chamada pelo povo, embora conste, nas Memórias Paroquiais, como Capela de S. João.

Pelourinho – Datado do século XVI, possui elementos decorativos da época manuelina e está considerado Imóvel de Interesse Público.

Sortelha é uma freguesia do concelho do Sabugal, Distrito da Guarda.

Reserve Alojamento em Sortelha, Sabugal via booking.com