O SwordFish Hostel, em Peniche, o primeiro em Portugal cuja decoração é amiga do ambiente

Ver artigo

O SwordFish Hostel, em Peniche, o primeiro em Portugal cuja decoração é amiga do ambiente. O conceito baseia-se no upcycling, que consiste na valorização de resíduos ou objectos sem utilidade que são aproveitados através da sua transformação.

Rolhas, paletes, caixas de fruta, tampas de plástico, frascos de vidro são alguns exemplos dos materiais de mobiliário e de decoração do SwordFish Hostel.

Este projecto foi lançado no Verão de 2013 e tem sido uma opção turística de clientes nacionais e internacionais, nomeadamente faixas etárias mais jovens.

Além de um ambiente ecológico, o hostel oferece aos seus clientes ideias de turismo verde com a reutilização e transformação de “lixo” e promove actividades lúdicas, como a utilização de bicicletas para as deslocações, o que permite conhecer toda a costa de Peniche. As aulas de surf e de mergulho são muito requisitadas e possibilitam um contacto directo e privilegiado com a natureza, o que cativa os hóspedes para a causa ambiental.

O hostel, com capacidade máxima de 12 pessoas, assume um carácter familiar, onde todos os hóspedes se conhecem. Os quartos do Swordfish Hostel são temáticos e têm designações relacionadas com o meio local de Peniche, como Berlengas ou Baleal.

Sobre o futuro, Emanuel Neves destaca que a médio prazo ponderamos criar outra unidade que terá o alojamento como serviço anexo, dando ênfase a clientes que praticam ou querem aprender surf. A concorrência é muito intensa e todos os meses surgem outros alojamentos apelidados de hostel ou que oferecem produtos semelhantes.

Projecto de Emanuel Neves e Luís Balau, antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).

Contactos

Rua Salvador Franco 40, Peniche

Tel: +351 960072957 | E-mail:

Site: Swordfish Hostel | Reserve via booking.com