Mosteiro de São Bento da Vitória abre as portas para visitas guiadas

Ver artigo

Edificado nos séculos XVII e XVIII, o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), no Porto, – cujo Claustro Nobre está, desde 2007, a cargo do Teatro Nacional São João (TNSJ) – foi um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade, e a grande obra arquitectónica da Ordem de São Bento no Porto.

Indo ao encontro das inúmeras solicitações, nomeadamente de turistas estrangeiros, o MSBV abre as suas portas para visitas guiadas diárias e permanentes a todos os que queiram conhecer os segredos, histórias e detalhes desta grande obra arquitectónica que, em 1977, foi classificada como Monumento Nacional.

Situado dentro das muralhas do morro da freguesia da Vitória e a ocupar grande parte da antiga judiaria, o Mosteiro de São Bento da Vitória começou a ser construído em 1604 pelo arquitecto régio Diogo Marques Lucas. Os trabalhos de edificação duraram cerca de dois séculos, num processo longo que marca a presença monástica no país e que se reflecte na arquitectura maneirista e barroca, bem como na ornamentação da Igreja.

O percurso ao longo do Mosteiro de São Bento da Vitória conta com sete “estações”, com destaque para o Claustro Nobre, espaço onde se realizam espectáculos teatrais da programação do TNSJ, concertos e eventos; a Sala do antigo Tribunal Militar, local que foi a biblioteca do Mosteiro, mas que se tornou uma sala para apresentação de espectáculos de pequena escala; e o Centro de Documentação, antiga sala de recreio dos monges que, actualmente, alberga uma biblioteca especializada em artes performativas.

As visitas guiadas decorrem de segunda a sexta-feira, às 12h30, até 30 pessoas, estando salvaguardadas nas visitas para turistas estrangeiros informações sobre o Mosteiro em inglês, francês e espanhol. O preço é de três euros por pessoa com entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, desde que acompanhadas por adultos.

Morada: R. de São Bento da Vitória 45, Porto