A abertura da quinta edição do FAN – Festival de Ano Novo está a cargo da Orquestra Filarmónica Mediterrânea, de Espanha, que interpretará um repertório assente sobretudo nas valsas de Strauss. Bailarinos ajudarão a recriar no palco a época e o ambiente dos salões de Viena de Áustria.
O programa da edição de 2011 assenta sobretudo no repertório clássico, interpretado por formações muito diversas, como o quarteto Scherzi Musicali, o sexteto Ensemble Mezzo Esperança ou o pianista Domingos António. Haverá ainda espaço para formações menos convencionais, como a Orquestra de Bandolins de Esmoriz e a Orquestra de Sinos de Mão.
Tendo também como objectivos a descentralização e a constituição de um roteiro cultural que possa dinamizar espaços alternativos, o FAN apresenta concertos na Torre de Quintela e na Biblioteca Municipal de Vila Real, para além daqueles que têm lugar nos teatros municipais de Bragança e Vila Real.
Decorrendo, como sempre, sob o mote Música séria para gente divertida, que dá o tom aos repertórios a executar, o festival procura dirigir-se a todos os públicos, incluindo os infanto-juvenis, a quem são dirigidas particularmente as sessões da iniciativa pedagógica Concertinhos.
Organizado pelo Teatro de Vila Real e pelo Teatro Municipal de Bragança, o FAN 2011 decorre durante o mês de Janeiro, incluindo na sua programação uma exposição de cartazes de eventos relacionados com a vida e obra de Chopin, cujo bicentenário do nascimento se comemorou em 2010, e a habitual Feira de Objectos Culturais, uma iniciativa paralela que permite conhecer ou adquirir diversas produções culturais da região.