O tema “ A flor que eu escolhi “, dá o mote para as comemorações da Festa da Flor da Madeira, que, este ano, se celebra no auge da Primavera.Desde sempre, as flores são uma característica fundamental da paisagem da Madeira . O clima ameno da Ilha permite que, por todo o lado, desabroche uma variedade de flores que, naturalmente, encantam pela beleza que emanam e pelo perfume que exalam.
É neste cenário único que, uma vez mais, a cidade do Funchal é palco de um sumptuoso espectáculo, que se desenrola entre os dias 5 e 8 de Maio, em que a flor protagoniza a sua mais importante representação.
O ponto alto é o Cortejo Alegórico da Flor, que acontece no dia 8 de Maio, pelas 16 horas, com vários grupos, com mais de um milhar de figurantes, que, com trajos alusivos à flor e ao som da música primorosamente escolhida , percorrem as principais artérias da cidade, acompanhados de fantásticos carros alegóricos, maravilhosamente decorados com muitas das diferentes variedades de flores da Madeira.
No Sábado, dia 7 de Maio, pela manhã, milhares de crianças participam no Cortejo Infantil, com início na Avenida Arriaga, percorrem a Avenida Zarco e chegam à Praça do Município para, simbolicamente, colocarem a sua flor, no denominado “Muro da Esperança”,num apelo à paz no Mundo”. A construção do muro termina com uma largada de pombos e um espectáculo infantil.
A partir do dia 5 de Maio, as atenções concentram-se na placa central da Avenida Arriaga, onde o Mercado das Flores empresta, à baixa citadina, um pulsar frenético de venda de flores. Esculturas de flores protagonizadas por jovens que interagem e convidam os turistas a participar e a registar imagens únicas desta festa, fazem jus à tão conhecida hospitalidade que caracteriza o povo da Madeira.
Para além da Exposição da Flor, que estará patente ao público até ao dia 10 de Maio, no Largo da Restauração, a arte da construção dos tapetes florais é também motivo de grande atracção por parte dos que nos visitam. A abrilhantar esta grande Festa da Madeira, junta-se uma animação que será constante, através da participação dos grupos folclóricos e etnográficos que, com a música e a dança tradicional, apresentarão as tradições , os usos e os costumes da Madeira.
A Festa da Flor da Madeira tem vindo a cativar cada vez mais atenção ao longo dos últimos anos e a sua relevância, enquanto cartaz turístico, garantiu-lhe uma extraordinária notoriedade no plano turístico nacional e internacional.
Fonte: Turismo da Madeira