Na edição deste ano dos cerca de 40 países presentes, destaca-se a participação da Argentina como País Convidado, dando a conhecer a sua cultura através de trabalhos de artesãos presentes no certame bem como de uma Representação Colectiva Oficial.
Brasil e Angola presente com participações colectivas. As artes e os ofícios de cada um destes países estarão em destaque nos respectivos espaços, numa demonstração do que de mais tradicional e emblemático cada um deles tem produzido ao longo de gerações.
Sabores e Saberes da Doçaria Portuguesa dão mote a Exposição do IEFP
Numa Exposição Temática dedicada à Doçaria Portuguesa, o Instituto do Emprego e Formação Profissional pretende, nesta edição da FIA 2012, voltar a distinguir os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, assumindo-se igualmente como um factor de valorização social e cultural de todos os artesãos.
A organização da FIA – Lisboa potenciará o evento através da criação de Espaços Temáticos.
A AIP – Feiras, Congressos e Eventos / Feiras FIL, leva a cabo a organização dos Prémios de Artesanato FIA - Lisboa 2012 com o objectivo de dinamizar e promover o artesanato nacional. O concurso apresenta-se em duas categorias genéricas: "Melhor Peça de Artesanato Tradicional" e "Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo".
Desafio Massivemov / FIA Lisboa
A Massivemov em parceria com a AIP – Feiras, Congressos e Eventos / Feiras FIL lança um desafio para a FIA 2012 com o intuito de fomentar o empreendedorismo e dinamizar Startups Made in Portugal. Para participar neste desafio terá de apresentar um projecto que se enquadre no âmbito da FIA.
NOVIDADES
Venha à FIA e delicie-se com "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo".Lançada há 22 anos, esta marca 100% Portuguesa de confecção doceira, tem Carlos Braz Lopes como mentor deste projecto, já com duas lojas em território nacional, além de vários distribuidores espalhados por vários pontos do País.
Participe nos Workshops de Micro Calçada Portuguesa. Agora, com a "Micro Calçada", pode desenvolver, com uma técnica em tudo idêntica à calçada tradicional, os temas que marcaram a sua vida ou dar asas à sua criatividade, executando peças únicas e personalizadas.