Adega dos Passos Perdidos em Vila Real recupera os pratos tradicionais da região

Ver artigo
Localizado numa aldeia perdida no meio das serras, A Adega Regional Passos Perdidos ganhou fama à custa de um levantamento incansável dos pratos da região, já em risco de cair no esquecimento.

Inaugurado em 1996, ocupa parte de uma antiga casa rural, em Vilarinho da Samardã, e no seu interior é preservada a memória do escritor Camilo Castelo Branco, que aqui viveu “os anos mais felizes da minha juventude”.

As refeições são antecedidas por um cesto de entradas que inclui enchidos, azeitonas, queijo de cabra e pão de milho migado com moura e couves.

Nos pratos principais vale a pena experimentar os milhos com carne de porco de vinha-d’alhos – prato premiado num Concurso Nacional de Gastronomia com o 1.º prémio –; o charrisco de vitela Maronesa acompanhado por um arroz de castanhas; o bacalhau com broa regado com azeite, e, ainda, o Cabritinho Assado no forno.

As sobremesas, servidas em bandeja, são variadas e de confecção própria, de salientar os doces regionais de cereja, abóbora e figo, podendo ser acompanhados do delicioso queijo de cabra.

Morada: Casa da Coutada - Vilarinho da Samardã
5000-781 Vilarinho da Samardã, Vila Real
Portugal

Telefone: [+351] 259 347 322

Telemóvel: [+351] 966 496 011

Email:

Site: Adega Regional dos Passos Perdidos­