Casa da Azenha Branca em Esposende, Venha usufruir da traquilidade da natureza

Ver artigo

Considerada uma das azenhas mais bem conservadas do Rio Neiva, mantendo as características arquitectónicas e a originalidade. É uma Azenha que terá roda Vertical, conforme a original, que será colocada para aproveitamento de energias alternativas.

O último restauro foi em 1992, ficando intactas, todas as características arquitectónicas existentes. Podem-se ver inscrições nas pedras da fachada sul, marcas em + (cruz), relativas às cheias do rio e um marco em pedra com cruz, datado de 1863, que se encontra embutido na parede.

A Casa Da Azenha Branca, É uma casa de campo, junto ao rio Neiva, em Antas, Esposende. É um lugar calmo, tranquilo, onde se convive com a natureza, o cantar dos passarinhos e o sussurrar das águas limpidas do rio. Onde pode pescar e dar uns passeios de barco a remo ou praticar canoagem.

Fica perto de tudo e longe do mundo! Venha usufruir da traquilidade da natureza.

A cor branca foi mantida por exigência camarária e devido a registos antigos que a designam por "AZENHA BRANCA". As pedras com inscrições e as dos vértices da casa foram deixadas a descoberto.

A construção é toda em pedra tosca e rústica, com cobertura em travejamento de madeira e telha de cerâmica. As paredes interiores são em pedra exposta e a parte superior em madeira. Existe também meia cave, onde funcionava a engrenagem que fazia mover a mó (a entrosga, o eixo e o carrinho).

Faz parte deste engenho a Ponte do Sebastião e um outro engenho automático para a pesca em pedra, que é descrito por Baldaque da Silva, em 1891, como sendo dos únicos do género existentes nos rios Neiva e Cávado. A ponte, tipo poldra, datada num dos pilares de 1930 chamada do Sebastião (antigo moleiro que a ajudou a construir, é a primeira, de uma série de cinco, deste género, desde a foz a Forjães - a do Sabastião, a da Carvalha (a romana), a da Nova, a do Minante e a do Grilo. As variadíssimas azenhas e engenhos de serração e de linho existentes quase todas se encontram em ruínas. Existe uma em Antas, a do Minante, em actividade de moagem e mais duas em Forjães. Ainda se podem contar ao todo cerca de vinte, desde Forjães à foz.

Localização: Fica a 2KM da praia e da A28 (IC1), a 8KM de Eposende, a 15KM de Viana do Castelo, a 35KM de Braga e a 50KM do Porto.

Contactos

Júlio Alves | Tel. +351 919 843 434 | email: | Antas, Esposende 

Site: Casa da Azenha Branca