CNN descreve Sete Razões porque Lisboa poderia ser cidade mais Cool da Europa!

Ver artigo

A Jornalista Fiona Dunlop da CNN descreve Sete Razões porque Lisboa poderia ser cidade mais “Cool” da Europa. Estar carregada de atmosfera, charme, boa comida e vida nocturna, e no entanto ser ignorada pela maior parte viajantes, decerto que Lisboa merece consideração como capital mais “cool” da Europa.

No artigo de 26 de Janeiro de 2014, descreve várias caracteristica do que faz Lisboa tão Cool, passado pela Vida Nocturna que parece não terminar, Cozinha tradicional e experimental, a Ironia e saber estar dos Lisboetas e Portugueses em geral, das Praias da linha do Estoril e Cascais, Castelos e Palacios de Sintra. O Design a Arte e a maravilhosa Calçada Portuguesa.

Aqui fica o porquê!

1. A noite pode durar mais que em Madrid.

A noite em Lisboa não revolve em volta dos Clubes e Discotecas mas sim “sobre um fluxo nocturno itinerante que termina (talvez) quando a madrugada se levanta sobre o Rio Tejo”.

A acção passa-se no “Bairro Alto, onde mais de 250 bares atraentes se alinham numa teia de ruas entre as paredes decoradas com grafites”. Existindo ainda a frente ribeirinha, no bairro da moda em torno do Cais do Sodré e estação ferroviária.

Dando como destinos de eleição o “Típico do sabor inusitado é o bordel convertido Pensão Amor na Rua do Alecrim 19, onde cocktails acompanham a erótica e DJ sets”.

Referendo ainda que a noite é “Coroada pelo engarrafamentos nas docas de Santa Apolónia criados pela popularidade do Lux , o rei do SuperClubs Lisboa no Cais da Pedra” .

2 . Cozinha experimental

Anteriormente conhecida em grande parte pelo bacalhau seco, pitorescos Cafés e Tabernas antigas, a capital Português reivindica agora uma variedade de restaurantes.

O Marisco continua a ser um chamariz, mas a tendência é para moderno, sofisticado e acessível.

O topo da escala é definido pelo chef José Avillez prodígio em seu Restaurante estrelado (Michelin) Belcanto no Largo de São Carlos 10 ou pelo seu bistrô mais casual Cantinho na Rua dos Duques de Bragança 7.

Cozinha europeia e Portuguesa, Avant –Garde, descreve o Menu Avillez , que se estende desde robalo com algas marinhas a cordeiro com puré de legumes .

Mais abaixo na escala, existem as Suculentas Bifanas Lisboetas em restaurantes das ruas  secundárias.

Nenhum viajante que vá a Lisboa deve perder os famosos os Pastéis de Belém. Vendem-se em pacotes pequenos e são consumidos em grande estilo num café repleto azulejos originais, Antiga Confeitaria de Belém, Rua de Belém 84-92.

Lisboetas nascem irónicos. Sim, certo.

3 . Ironia

Você acha que lisboetas gabam-se das suas conquistas? Primeiro império global, melhores pastéis de nata do mundo e o robalo com algas que realmente gosto muito.

Pelo contrário, junto com o resto da nação, eles superam no mecanismo literário dispositivo / defesa. A ironia.

Como escritor Português Fernando Pessoa uma vez eloquentemente resumiu o panorama nacional: "Eu acordei cedo, e levei muito tempo a prepara-me para existir. "

Aquela velha melancolia divertida ressurgiu com a austeridade dos últimos anos, ajudando os lisboetas permanecer (quase) no felizes e sempre espirituosos, mesmo em tempos difíceis.

4 . Praias e castelos

Lisboa é um lugar para inalar o ar salgado do Atlântico, tomar sol e apanhar umas ondas.

Golfinhos, surfar e derries a  cruzam o Rio Tejo.

A meia hora de distância de comboio existem as praias e o casino ornamentado do Estoril.

Um pouco mais adiante, Cascais é a meca dos comedores de peixes grelhados e ensopados de marisco servidos em pratos de cataplana.

Outra grande viagem de um dia é Sintra. A quarenta minutos da principal estação de Lisboa (Rossio) , Existe uma vila de outro tempo, situada em exuberantes colinas arborizadas salpicadas com palácios e mansões extravagantes que resumem séculos de opulência aristocrática.

5 . Design fabuloso

Sempre que você passeia, em Lisboa, o design contemporâneo acentuado é uma marca registrada.

Bens elegantes de couro, rótulos de vinhos, combinando interiores do vintage com as últimas peças de design, edifícios espectaculares. Esta é uma cidade que gosta de boa aparência .

O premiado arquitecto Álvaro Siza Vieira com um Pritzker, deu o tom modernista, com seu pavilhão que desafia a gravidade para a Expo 98.

Os Lisboetas reúnem-se para apreciar um bom design no MUDE, Rua Augusta 24, a sua forma mutante e um museu de design, onde austera de baixa tecnologia se mistura com o barroco.

6 . Grande Arte

As grandes capitais europeias como Londres, Paris, Berlim e Madrid pode ter colecções de arte de grande sucesso, mas meio milhão de habitantes de Lisboa têm acesso à sua própria panóplia rara.

O clássico é a Fundação Gulbenkian na Av. de Berna, onde a arte oriental e ocidental superlativo ocupa um edifício dos anos 1960 rodeado de arejados e jardins.

Em Belém, no Museu Berardo na Praça do Império concentra-se grandes nomes da arte do século 20 e 21, como Picasso e Jeff Koons .

O Museu de Arte Antiga, lugar único em Portugal na Rua Janelas Verdes é uma mansão do século 17 repleta de 500 anos de arte que reflecte a história “globetrotting” de Portugal.

O mais recente exclusivo de Lisboa é o impressionante Museu do Oriente na Avenida de Brasília, Doca de Alcântara. Um armazém de bacalhau soberbamente convertido cheio de exposições da Ásia onde você pode reservar uma visita nocturna seguida de jantar no restaurante do rio.

7 . Ruas fascinantes

Não há como andar errante entediado em Lisboa, graças aos paralelepípedos intrincadamente modelados sob seus pés. A Calcada Portuguesa é um ponto de orgulho cívico que floresceu após terramoto de 1755 em Lisboa e continua até hoje.

Até mesmo as paredes de Lisboa exigem atenção, graças a uma obsessão existente com azulejos de cerâmica.

Os principais exemplos são encontrados no Museu Nacional do Azulejo na Rua da Madre de Deus 4, enquanto as fachadas da Alfama e Mouraria mostram dezenas de variações.

Fonte: CNN (Inglês) | Reserve alojamento em Lisboa via booking.com