Descubra a Casa do Juncal, um refúgio de excelência no coração de Guimarães

Ver artigo

Descubra a Casa do Juncal, um refúgio de excelência no coração de Guimarães.  No coração da cidade berço de Portugal, Guimarães, existe um hotel que é uma casa, mas não uma casa qualquer, é a Casa do Juncal.

Um espaço recente, aberto há pouco mais de 10 meses, que se tem mantido à sombra de grandes mediatismos.

“A Casa do Juncal surge da combinação de vários factores, desde logo da vontade em transformar um edifício esquecido no tempo, num marco para a cidade e uma marca no coração de quem nos visita”, justifica o jovem casal responsável pela unidade hoteleira, Daniela Abreu e Mário Gomes.

Foram precisos seis longos anos, e mais de um milhão de euros, para que esta casa senhorial, cuja traça actual é do século XVIII — a fachada ainda preserva o brasão, fosse transformada num refúgio urbano.

No total contam-se seis quartos de arquitectura e decoração modernas. Todos eles diferentes, mas todos com algo original que lhe atribui história e vida. Exemplo disso é a suíte master onde se destaca uma parede de granito que terá pertencido a um torreão de defesa da cidade do século XIII, que foi descoberto no forro de um armário, mas que foi mantido pela obra de reabilitação da Casa do Juncal.

Em três dos quartos, a cama é em mezanino, na área do sótão da casa, cujo acesso se faz por escadas japonesas.

A decoração é sóbria, de linhas direitas, onde prevalece o branco, o cinza, o cedro do mobiliário de design e as cores fortes das casas de banho.

A recuperação da unidade hoteleira esteve a cargo do gabinete de arquitectos vimaranense Outras Formas, que além da intervenção no edifício mãe, criou um novo espaço anexo de linhas arrojadas e contemporâneas, que acolhe a sala de bar e pequenos-almoços, virado para o jardim interior. A decoração ficou a cargo do decorador José Manuel Martins e da proprietária, Daniela Abreu.

Nestes poucos meses de portas abertas ao público, a Casa do Juncal tem feito bastante sucesso, sobretudo junto do mercado estrangeiro, “que fica surpreso com a qualidade e diferenciação da nossa oferta”.

“A Casa do Juncal pretende cuidar de quem a visita através da harmonia do espaço do cuidado e atenção para com as pessoas. Mostrar a arte de bem receber, uma qualidade que é inata a todos os portugueses. Estamos disponíveis para receber todos aqueles que procuram um refúgio no centro da cidade, um local onde o conforto e design se juntam para acolher e restabelecer quem chega”.

Contactos

Casa Juncal - Rua Dr. Avelino Germano n.º 65 - 4800-150 Guimarães

E-mail | Tlf / Fax +351 252042168 | M. +351 929309977

Site: www.casajuncal.com