Monte da Charca, Azeitão

Ver artigoVer artigoVer artigoVer artigo
A experiência inesquecível de viver num Monte Rural

Situado a 40 minutos de Lisboa, ergue-se na planície de Pegões, o Monte da Charca – um complexo turístico com 10 magníficos quartos, inserido numa propriedade agrícola com 70 hectares de vinha plantada.

Aqui, invadidos pela serenidade que só o campo nos consegue transmitir, somos recebidos por uma comunidade de trabalhadores rurais que nos servem de anfitriões e nos acolhem como convidados. É que no Monte da Charca trabalha-se a vinha durante todo o ano para colher a cada vindima 400 toneladas de uvas – as mesmas que participam na confecção dos excelentes vinhos TOJO - alguns dos quais premiados.

História

Na década de 80 o Engº Manuel Arroja Beatriz decidiu concretizar o sonho persistente e antigo de se tornar viticultor e de produzir um vinho de qualidade, recorrendo exclusivamente a técnicas amigas do ambiente para extrair todo o potencial da sábia mistura de castas nacionais e estrangeiras.

Ao adquirir 70 hectares de terra na região de Canha (Pegões) com o intuito de ali cultivar unicamente castas tintas (Piriquita, Touriga Nacional, Aragonês, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouchet e Syrah) que viriam a integrar mais tarde a composição dos vinhos TOJO (ver em www.quintadecatralvos.com) - o Engº Manuel Beatriz deparou-se com um belíssimo conjunto de habitações rurais que, desde logo, decidiu recuperar para o transformar num equipamento turístico e assim partilhar com outros amantes da natureza, a magia deste local.
 
Nascia, desta forma, o projecto de Turismo Rural do Monte da Charca integrado no projecto mais amplo de Enoturismo da Quinta de Catralvos em Azeitão. (ver em www.quintadecatralvos.com)

Mas o que diferencia o Monte da Charca de tantos outros hotéis rurais é que aqui os hóspedes não se sentem como “turistas”, mas antes como convidados da comunidade de trabalhadores agrícolas que habita o Monte, durante todo o ano, para tratar e cultivar a vinha. É a convivência com os hábitos e as tradições do trabalho rural que fazem do Monte da Charca uma alternativa diferente.

Alojamento  e facilidades

Recuperando aquilo que foi há 150 anos atrás, um conjunto de casa rurais composto por vacaria, casa do pão, armazém, casas de habitação e forno de lenha (este ainda conservado) - o Monte da Charca possui 10 quartos, cuja reconstrução aliou as técnicas mais avançadas em matéria de isolamento térmico e acústico com a rusticidade dos materiais tradicionais como as tijoleiras, as madeiras e os azulejos. Este conjunto é servido por uma Arquitectura que reproduz fielmente a traça das casas agrícolas da região.


De áreas muito generosas, todos os quartos estão equipados com ar condicionado e casa de banho privativa com banheira. Cada quarto dispõe ainda de uma ampla zona de armários para arrumação.

As zonas exteriores também foram particularmente privilegiadas já que todos os quartos beneficiam de uma área de estar privativa.

Os hóspedes têm ainda à sua disposição uma sala de estar comum equipada com TV satélite de 64 canais que serve também de sala de refeições.

As Refeições no Monte

Os hóspedes beneficiam de um serviço de refeições assegurado na sala comum:
- Serviço de pequeno almoço

- Serviço de jantar a partir das 18h30, mediante reserva antecipada por parte dos hóspedes que a devem efectuar junto do pessoal de serviço até às 11h 00 do próprio dia. O menu, com duas opções, é afixado diariamente na sala de refeições.

Os almoços podem ser servidos para grupos com um mínimo de 15 pessoas, mediante reserva efectuada na véspera junto do pessoal de serviço.
Esta é a oportunidade ideal para saborear, em grupo, um dos magníficos churrascos do Monte preparados com o carinho e a sabedoria das pessoas do campo. Aqui, o porco preto, o borrego e o novilho têm mesmo outro sabor.

Tipologias, e capacidades dos quartos

A capacidade de alojamento distribui-se por 4 tipologias distintas, todas concebidas para responder a necessidades diferentes:

3 Quartos duplos . Dois mobilados com com 2 camas individuais e um com cama de casal.
Capacidade máxima de cada quarto duplo: 2 pessoas.

3 suites juniores  com um quarto mobilado com 2 camas individuais, uma sala de estar independente com  sofá convertível em cama individual.
Capacidade máxima de cada suite júnior: 3 pessoas.

2 suites seniores (que podem comunicar entre si por uma  porta comum) com um quarto mobilado com uma  cama de casal, uma sala de estar independente e um sofá na sala convertível em cama de casal.
Capacidade máxima de cada suite: 4 pessoas

1 apartamento com 2 quartos independentes (um com cama de casal, o outro com 2 camas individuais), uma cozinha equipada, uma sala comum independente mobilada com 2 sofás.
Capacidade máxima do apartamento: 4 pessoas


Serviços anexos
O Monte da Charca disponibiliza aos seus hóspedes um conjunto de serviços tão úteis quanto necessários, nomeadamente,
•    Transferts (Aeroporto – Monte da Charca – Aeroporto)
•    Rent–a-car ( viaturas ligeiras, 4 x 4…)
•    Organização de excursões de interesse histórico-cultural e turístico (visita a adegas, ateliers de azulejos, queijarias, monumentos…)
•    Expedição a domicílio de compras de produtos regionais adquiridos pelos hóspedes durante a sua estadia (vinhos, mel, queijo, enchidos...)

Localização

A partir de Lisboa pela Ponte da Vasco da Gama ou pela Ponte 25 de Abril, o Monte da Charca alcança-se ao fim de 40 minutos de viagem em direcção à  pequena e pitoresca vila da Canha (situada apenas a 2 Km da entrada do Monte) e depois de passar o cruzamento de Pegões. Até chegar aqui, toma-se em primeiro lugar a A2 vindo de Lisboa, depois a direcção de Évora e Santarém.

Lazer

O Turismo Rural do Monte da Charca tem tudo aquilo que umas férias repousantes exigem. A Proximidade de múltiplas actividades de lazer a menos de 1/2 hora de distância com especial destaque para os campos de golf da Portucale e de Vila Nova de Santo Estevâo; a caça; os passeios a cavalo, ou simplesmente o prazer de contemplar a natureza à beira da piscina.

Os amantes de pesca desportiva podem desfrutar plenamente da barragem do Monte e pescar, ali mesmo, entre outras espécies, os saborosos e reputados achegâs. Os pescadores têm à sua disposição um barco de apoio.

Kayaks e “gaivotas” estão à disposição dos hóspedes que desejem desfrutar dos prazeres dos desportos náuticos.

O Monte coloca ainda à disposição dos seus hóspedes, bicicletas TT para poderem descobrir todos os recantos da propriedade, utilizando as pistas cicláveis especialmente construídas para o efeito, mesmo de noite graças ao seu sistema de iluminação permanente.

Participar nas campanhas agrícolas do Monte da Charca

O Monte da Charca, oferece aos amantes do vinho e do trabalho rural, programas predefinidos de duração variável que lhes permitem participar diariamente, ao lado dos trabalhadores rurais, nas várias campanhas agrícolas necessárias ao cultivo da vinha.
Estes programas desenrolam-se durante todo o ano e acompanham os seguintes trabalhos:

-de 15 de Nov a 28 de Fev. : podar e atar (cortar e fixar a vinha ao arame de sustentação).
-de 1 de Abril a 30 de Maio : podar em verde (cortar e limpar os troncos da vinha).
-de 15 de Julho a 15 de Agosto: podar cachos (cortar cachos para melhorar o nível dos açúcares da vinha).
-de 25 de Agosto a 7 de Outubro: vindima e adega (colheita, transfega de vinho e engarrafamento)
-durante todo o ano: “descaldeirar” (nivelamento dos solos junto às videiras)

Durante a estadia, os pequenos-almoços e os almoços são partilhados com os trabalhadores agrícolas, enquanto que os jantares são assegurados pela cozinha do reputado chef Luis Baena – o chef executivo da Quinta de Catralvos - o Alojamento é feito num dos confortáveis quartos do Monte.
O Monte da Charca fornece, para além das ferramentas necessárias, luvas de trabalho e botas de borracha, ficando a cargo dos participantes o restante vestuário de acordo com a estação do ano.

Meteorologia

A região de Pegões é conhecida pelas suas grandes amplitudes térmicas durante o ano, conhecendo temperaturas médias que vão de 15ºc de manhã a 33ºc à tarde durante os meses de Junho a Setembro e de 5ºc de manhã a 18ºc à tarde durante os meses de Novembro a Fevereiro. As temperaturas dos  restantes meses situam-se nos intervalos das temperaturas indicadas.

Contactos e reservas

Quinta de Catralvos
EN 379
2925-708 Azeitão

Tel: 212 197 610 * fax: 212 197 619
[email protected]

www.montedacharca.com