Passadiços do Paiva, uma bela caminhada junto ao rio Paiva

Ver artigo

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. São 8 km que proporcionam um passeio "intocado", rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa.

O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau.  Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.

O percurso dos Passadiços do Paiva liga Areinho a Espiunca, bem próximo de Alvarenga (localidade afamada pelo “bife de Alvarenga”), ao longo de 8.700 metros, a maior parte dos quais em passadiços de madeira que acompanham as vertentes rochosas da margem esquerda do rio Paiva.

Pode-se começar os Passadiços do Paiva num de dois pontos, Areinho ou Espiunca, mas o sentido unanimemente considerado menos exigente é o que começa em Areinho.

No Areinho, existe uma pequena praia fluvial com dois nadadores salvadores, casas de banho públicas, um bar de apoio aos banhistas e caminheiros, e ainda um parque de estacionamento.

Começa-se por um trilho de terra batida, segue-se algumas centenas de metros de passadiços de madeira até à primeira grande escadaria. Lá em cima, novo caminho de terra batida em ziguezagues montanha acima sem grande interesse. Pouco depois, aparecer um miradouro com vistas avassaladoras sobre o vale.

A partir daqui é quase sempre a descer. Desde logo, através de uma escadaria enorme a descer, e ao longo da qual o vale se abre diante dos olhos para o rio Paiva e seus novos passadiços em madeira, quase sempre instalados em estruturas suspensas no vale do Paiva.

Caminha-se ao longo do vale, seguindo pelos passadiços junto ao rio até chegar à praia fluvial de Vau.

A praia fluvial de Vau tem bastante sombra e um areal razoavelmente grande, sendo o mais apropriado em todo o trajeto para almoçar e dar uns mergulhos no rio Paiva.

Dai percorre-se os menos de 4 Km restantes até Espiunca de forma relativamente fácil.

O passeio é verdadeiramente espetacular, as paisagens incrivelmente bonitas e a estrutura dos passadiços uma obra fenomenal. Deixe passar o pico do verão, deixe cair os Passadiços do Paiva no esquecimento mediático e depois sim, desfrute do passeio com a tranquilidade que o rio Paiva merece. Porque vale mesmo a pena.

Site: www.passadicosdopaiva.pt