Rota do Fresco promove acesso ao património cultural e natural do Alentejo

Ver artigo

O Projecto Rota do Fresco pretende democratizar o acesso ao património cultural e natural do Alentejo e promover o seu conhecimento. Foi criado em 1999 por Catarina Valença Gonçalves, Historiadora da Arte, na sequência de uma investigação levada a cabo sobre o núcleo de pintura mural de Alvito.

Apresentado como “Rota do Fresco de Alvito” ao Presidente da Câmara de então, José António Lopes Guerreiro, foi, por sugestão deste, em Junho de 2002, integrado na AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central. A partir dessa data, foram criadas Rotas para cada um dos municípios da Associação – para além de Alvito, os municípios de Cuba, Portel, Vidigueira e Viana do Alentejo – e uma Rota federadora da totalidade do território abrangido.
­
Foram criadas diferentes Rotas, Experiências temáticas e Programas nos quais é possível aceder a património arquitectónico usualmente fechado, assistir ao vivo às tradições etnológicas, provar a gastronomia regional e perceber a paisagem envolvente. E sempre partilhando a descoberta de uma pintura mural – um “fresco”: o tesouro desconhecido do Alentejo. Consulte as Rotas, Experiências e Programas existentes, lembrando-se que também construímos percursos especialmente à sua medida.

Baseado numa rede de parceiros locais, o Projecto Rota do Fresco tem por objectivo promover o desenvolvimento sustentável do território abrangido e a preservação do seu legado cultural.Cada visitante Rota do Fresco contribui assim activamente para a preservação deste património uma vez que parte das receitas reverte para o desenvolvimento de programas de valorização e obtenção de mecenato / patrocínio para a conservação desta herança cultural comum. A Rota do Fresco também se encontra disponível para pessoas com mobilidade reduzida.

No Projecto Rota do Fresco em 2011 estão disponíveis as seguintes actividades:

Atelier do pão
Atelier de olaria
Atelier de ervas aromáticas
Atelier do mel
Atelier de tecelagem
Atelier de cozinha regional­
Atelier do Vinho
Vindima

Site: Rota do Fresco