Açores voltaram a ser premiados com o título de melhor destino turístico «verde» global da Europa

Ver artigo

Os Açores voltaram a ser premiados com o título de melhor destino turístico «verde» global da Europa, uma distinção atribuída pela European Coastal and Marine Union (EUCC), organização que tem por objectivo promover a protecção das zonas costeiras.

O arquipélago renovou o título conquistado no ano passado. Cascais e a costa oeste receberam também distinções pelo seu turismo sustentável nos prémios atribuídos pela European Coastal and Marine Union.

Os prémios QualityCoast 2013, revelados esta semana e que contam com o apoio da Comissão Europeia, distinguiram também com os galardões máximos - ouro - a cidade espanhola de Baiona, na Galiza, e a região de Pafos, no Chipre.

Entre as distinções distribuídas, contam-se ainda mais prémios para Portugal: um galardão de prata foi para Cascais (e para a ilha alemã de Norderney) e o de bronze para os municípios da costa oeste (destacam-se a inclusão de Peniche, Torres Vedras, Óbidos ou Nazaré). Já a Suécia e a Noruega receberam QualityCoast Nature Award pelos seus parques marinhos transfronteiriços: Kosterhavet (do lado sueco) e Ytre Hvaler (na parte norueguesa).

Segundo a EUCC, que avalia mais de mil destinos em todo o mundo, os candidatos aos prémios foram apreciados por uma "equipa internacional a partir de mais de uma centena de indicadores que abrangem todos os aspectos da sustentabilidade: natureza, ambiente, identidade e cultura locais, turismo e negócio, comunidade anfitriã e segurança".

A nova vitória dos Açores, de acordo com a organização, passa por factores como "a política de produzir os seus produtos locais e regionais de um modo tradicional, especialmente o vinho, queijo, frutas, chá e atum". No comunicado, destaca-se o facto de "o atum dos Açores ser capturado com canas e fios de pesca tradicionais, de um modo 'amigável' para os golfinhos". "Está entre o atum enlatado mais sustentável do mercado mundial", realçam. Para mais, acrescentam, os Açores conseguiram "transformar a desvantagem económica causada pela proibição internacional da caça à baleia numa oportunidade de desenvolvimento da observação de cetáceos".

Os Açores, "que lideram o turismo 'verde' europeu desde Maio de 2012', destacam-se ainda pelos projectos de "exploração e optimização das energias renováveis, em particular vento, energia geotérmica e biomassa". Actualmente, exemplificam, "28% da energia originada provém de fontes renováveis, sendo o objectivo chegar a 75% em 2018" ....

Fonte: Fugas | Reserve alojamento nos Açores no Booking.com