O Belém Art Fest regressa a Lisboa nos dias 15 e 16 de maio 2015

Ver artigo
Datas (De - A): 
15 Mai 2015 - 16 Mai 2015

O Belém Art Fest regressa a Lisboa nos dias 15 e 16 de maio 2015 com um cartaz encabeçado por António Zambujo e Dead Combo.

Durante dois dias, a música e outras formas de arte vão tomar conta dos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, do Museu Coleção Berardo, do Museu Nacional de Arqueologia e, pela primeira vez em quatro edições, do Jardim da Praça do Império.

Também conhecido como o Festival dos Museus à Noite, o Belém Art Fest apresenta, mais uma vez, um cartaz repleto de bandas e artistas nacionais. No primeiro dia, António Zambujo leva a “Rua da Emenda” – o seu 6.º disco de originais – ao palco Montepio, no Mosteiro dos Jerónimos e, no segundo dia, o mesmo é a vez de Tó Trips e Pedro Gonçalves encherem o mesmo espaço com “A Bunch of Meninos”, o último trabalho dos Dead Combo, editado em 2014.

No Museu de Arqueologia, a curadoria do som está a cargo da Antena 3, que destacou para o palco Famous Grouse bandas e artistas em ascensão e de diferentes sonoridades: Lotus Fever, Golden Slumbers, Joana Espadinha e MAU são alguns dos nomes que vão passar pelo palco mais alternativo do festival.

A programação do palco Mini, no Museu Coleção Berardo, distribui-se pelo Fado, Gospel, Hip-Hop, Jazz, Blues e Soul, com atuações de Gospel Collective com Marta Pereira da Costa, a primeira e única mulher no mundo a dominar com mestria a guitarra portuguesa, Mimicat, Rafael Fraga ou WACK. Há ainda tempo e espaço para dançar noite dentro com os sets de DJ Kamala e de “Quem és tu, Laura Santos?”, com Rita Red Shoes e Walter Benjamin no papel de DJs.

Mas a 4.ª edição do Belém Art Fest traz novidades. Em ambos os dias, a animação vai estender-se para fora de portas e é no Jardim Fórmula P, na Praça do Império, que se fará o warm up para a noite, com DJ sets e exibições de dança a cargo da Jazzy Dance Studios – que, pelo segundo ano consecutivo, se associa a este festival.

E há mais novidades. A edição de 2015 apresenta ainda:

- Um palco de stand-up comedy que vai receber convidados nacionais de referência;

- Uma parceria com a Agência Ciência Viva/Pavilhão do Conhecimento e com o Instituto Gulbenkian de Ciência que vão acrescentar ao programa uma componente científica sobre "O cérebro e os estímulos sensoriais – o efeito do som e da luz”;

- Um workshop de fotografia em festivais de música, promovido pelo Movimento de Expressão Fotográfica, em colaboração com a Associação Portuguesa de Festivais de Música.

Novamente sob a direção artística de Selma Uamusse, que também atua a solo no 2.º dia do evento, o Belém Art Fest quer repetir o sucesso da última edição e tornar a esgotar os dois dias de fusão cultural que ligam, de forma única e invulgar, artistas e património.

Esta iniciativa é uma produção da Amazing Adventure em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, Museu Coleção Berardo, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Belém, Lisa Portugal e ETIC.

Preços: 15 euros (acesso a todos os espaços, 1 dia); 20 euros (acesso a todos os espaços, 2 dias)

Horários: Jardim da Praça do Império | 16h00 às 22h00 | Museu Berardo 19h30 – 04h00 | Restantes espaços 19h30 – 00h30 | Lisboa 

Reserve alojamento em Lisboa via Booing.com