O Centro de Portugal é o Centro do Universo para a CNN

Ver artigo

Centro do universo: o meio misteriosamente ignorado de Portugal (Centro of the universe: Portugal's mysteriously overlooked middle) é o nome do artigo da CNN assinado pelo jornalista Paul Arnes que conta com muitos anos de experiência em matérias portuguesas e europeias.

Escreve o jornalista que "A Costa de Prata portuguesa e o resto da região Centro em volta da Nazaré são casa de um vasto leque de tesouros por descobrir", referindo que são "injustamente ignorados pelos visitantes", que, "tipicamente", vão em maioria a Lisboa ou seguem os "ímanes" do vinho no Porto e arredores.

O texto, que no inclui uma fotogaleria da região com Óbidos logo a abrir, aproveita a celebridade das ondas e de Garrett McNamara para lançar o isco por todo o Centro. "Deslizar por uma 'parede' do tamanho de dez andares no meio de um oceano bravio não faz o seu estilo?", pergunta. "No prob". E "no prob" mesmo, que depois o jornalista dedica-se a destacar atracções e encantos para todos os gostos.

Vamos pela Nazaré, "paraíso dos surfistas" e não só - o jornalista não deixa de assinalar as "formidáveis mulheres da Nazaré", com as suas sete saias a venderem produtos locais ou a anunciarem quartos.

Depois, pela sugestão de total sossego na praia Osso da Baleia, pela Figueira da Foz (entre a animação no centro e as areias brancas), pela calma lagoa de Óbidos e por Vieira de Leiria (onde, diz, se servem "versões superlativas do clássico arroz de marisco português”), por Peniche e pelas Berlengas, pela "belíssima vila caiada" de Óbidos ou pela vida de Coimbra e os canais de Aveiro.

Merecem ainda referências Viseu e Guarda, mas também os patrimónios do Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo de Tomar e o Mosteiro da Batalha. E, pelo caminho, não se esquece a força religiosa de Fátima.

Tal como não se esquece a força da gastronomia: da caldeirada ao leitão da Mealhada, ou mesmo às criações da pastelaria Alcoa de Alcobaça, não faltam conselhos, incluindo-se também os "notáveis" queijos e vinhos (com Dão e Bairrada em destaque e conselho para visitar as Caves Aliança).  

O artigo inclui ainda sugestões de locais únicos para dormir, do Palácio do Bussaco ao Palace Hotel de Monte Real (Leiria), Curia Palace (Anadia) e o Grande Hotel do Luso, além das Pousadas de Portugal.

O artigo que funciona como uma apresentação resumida - mas bem sustentada do Centro, aconselha ainda a serra da Estrela, única estância de esqui portuguesa, que, sendo certo que nunca será "rival para os Alpes", tem o seu encanto próprio: oferece "paisagens espectaculares", quer no Verão quer no Inverno. E a viagem não fica completa, refere, sem passear pelas aldeias históricas portuguesas, como Belmonte, de herança judaica, ou Piódão e Monsanto, "dignas de postal ilustrado".

Artigo na CNN (inglês)