D. Duarte preside ao lançamento do livro “Solares de Portugal”

Ver artigo

A TURIHAB – Solares de Portugal iniciou as comemorações do seu 25º aniversário na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que celebra também este ano 20 anos.
“Qualidade assegurada, tradição renovada” foi o mote para a cerimónia de inauguração da exposição de painéis fotográficos intitulada “Vivências” e da apresentação da edição especial do Livro “Solares de Portugal”, presidida por D. Duarte. De consulta agradável, o livro serve de inspiração para uma visita ao que o país tem de melhor, convidando o leitor à viagem e ao sonho, com a esperança que se transforme num hóspede, nem que seja enquanto folheia as páginas, passando a ser um convicto defensor das raízes e tradições portuguesas.
­
Realçando a importância de “manter vivas as tradições nacionais e regionais”, o Duque de Bragança associou-se ao lançamento deste livro que inclui fotografias de António Homem Cardoso e textos de Teresa de Carvalho, editado no âmbito do projecto “As Vivências dos Solares de Portugal” e apoiado pelo programa LEADER +, do Vale do Lima.
Na sua intervenção, o sócio honorário nº1 da TURIHAB, D. Duarte, Duque de Bragança referiu que “a TURIHAB era o exemplo da preservação do património e da criação de pontes com a Europa e o Brasil”, e que os próprios edifícios “são autênticas referências da arquitectura portuguesa. Os Solares representam uma simbologia e uma imagem para o país com uma força enorme”.

A inauguração contou também com a presença do Ministro da Economia, Manuel Pinho, e do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Durante a visita ao stand dos Solares de Portugal, Manuel Pinho fez questão de referir que “o turismo está a crescer mais do que a própria economia”, acrescentando que é necessário haver um “crescimento harmonioso” nas várias regiões do país”.

Tradições Vivas nos Solares de Portugal
De acordo com Francisco de Calheiros, presidente da TURIHAB, a BTL 2008 “foi a mais bem sucedida dos últimos anos”. Estabeleceram-se contactos com os pavilhões do Brasil, da Eslovénia, de Angola e da Argentina, países com quem os Solares de Portugal têm relações privilegiadas.
Desenvolveram-se também vários contactos com operadores e agentes nacionais e estrangeiros e várias entidades, das quais se destaca a TAP, prevendo-se “um conjunto de acções entre ambas as instituições” a desenvolver num futuro próximo.
Exaltando a marca Solares de Portugal, Francisco de Calheiros referiu que o facto de esta ser uma das 3 marcas do Turismo de Portugal “é uma garantia de qualidade e mais valia para os clientes”. Como uma oferta diferenciada proporciona “a vivência única de conhecer e experimentar a tradição das regiões e conhecer a forma de estar e de viver de uma família portuguesa”. No fundo, é conhecer Portugal através da tradição.

Durante a inauguração foi servido o tradicional Bolo Rei e realizou-se uma prova de vinho fino de 25 anos para comemorar o aniversário da TURIHAB, vindo especialmente da Região Demarcada do Douro, produção especial das Casas Torres de Oliveira, Santo António de Britiante e Varais. O evento contou com a presença de associados vindos de todo o país e convidados oriundos de diferentes mercados. A cerimónia atraiu ao stand inúmeras pessoas e individualidades ligadas ao Turismo.

No encerramento da BTL, o stand dos Solares de Portugal recebeu a alegria do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa, que desafiou os visitantes a festejarem com “Viras, chulas e Canas Verdes” do Minho.