Descubra o Geopark Terras de Cavaleiros um importante património

Ver artigo

O Geopark Terras de Cavaleiros é uma área geográfica bem definida, coincidente com os limites administrativos do Concelho de Macedo de Cavaleiros, com um importante património geológico ao qual se soma um grande património de biodiversidade, um notável património histórico-cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes.

O singular Património Geológico dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra, despertando o interesse de geólogos de todo o mundo.

O Património Natural é diferenciador, com paisagens deslumbrantes e preservadas, mantendo viva a identidade do povo, que conserva o segredo de tratar a terra, a mestria com que confeciona os seus pratos e o carinho com que acolhe aqueles que o visitam.

O Geopark Terras de Cavaleiros assume um papel proativo no sentido de estimular o turista a viver experiências gratificantes, que o façam tornar-se num protagonista ativo e não um mero observador da paisagem.

Contribui para a afirmação deste como um destino geoturístico de excelência, que proporciona vivências científicas, educativas e culturais, onde todas as vertentes desta abordagem contribuam para o desenvolvimento sustentável do território, mantendo intactas as suas características naturais e a autenticidade das suas gentes.

O Geopark Terras de Cavaleiros tem uma excelente rede viária tanto de ligação como no interior do território. O território do Geoparque Terras de Cavaleiros coincide com os limites do concelho de Macedo de Cavaleiros, com uma área de 699,2 km2 de superfície, distribuídos por 30 freguesias. Macedo de Cavaleiros fica por estrada a 44 km de Bragança, 181 km do Porto e 505 km de Lisboa. A nível Ibérico a distância às cidades espanholas mais próximas e importantes é de 149 km a Zamora, 221 km a Salamanca, 248 km a Valladolid, 294 km a Vigo e 401 km a Madrid.   A Auto-Estrada Transmontana (A4) e o Itinerário Principal nº2 (IP2), são as principais vias de ligação ao território.

Site: https://www.geoparkterrasdecavaleiros.com/