Feira de São Mateus anima Viseu de 10 de Agosto a 23 de Setembro 2012

Ver artigo

Chegado Agosto, Viseu tem um pulsar renovado e diferente. A cidade levanta os olhos das suasazáfamas diárias e converge a atenção para o terreiro que, em tempo registado, foi S. Jorge da Cava, Campo de Viriato, Rossio da Ribeira e hoje é dito por toda a gente como Campo da Feira. O lugar de todos e de sempre, um espaço recomposto, transformado, a cada ano, numanova e emblemática cidade erguida à beira do rio da nossa terra, onde corre grosso caudal de memórias.

É neste espaço centenário que a Feira renasce a cada ano.

São 619 anos. Um tempo longo de histórias de homens e de homens com história.

Uma dádiva de reis a uma cidade nobilíssima que foi crescendo e se foi modernizando sem deixar de ser antiga e sem perder a sua identidade. Se perscrutarmos a história está lá tudo o que a feira é hoje: a paz e a concórdia, o convívio, o comércio, o encontro com gentes de diferentes culturas e gerações, as histórias, a música e o espetáculo, as danças e os cantares.

Uma identidade estruturante que deixamos desenhada em "trevo" de quatro signos:

VISEU, TRADIÇÃO, FESTA E DIVERSÃO. Para sempre!

A Feira é um símbolo de Viseu. E os símbolos precisam de adquirir a capacidade de se reinventar e adapter a tempos novos e diversas realidades e circunstâncias. Esse é o grande desafio: procurar o compromisso entre os anos passados e os anos do futuro; fugir do obsoleto e agarrar as oportunidades culturais, económicas e sociais, criando uma marca que exiba uma região.

Programação e mais informações: Feira de São Mateus 2012