Festa das Chouriças Em Honra de São Luis, Querença, Loulé, 24 Janeiro 2010

Ver artigo

Cumprindo a tradição, a Festa das Chouriças de Querença, também conhecida como Festa de S. Luís, patrono dos animais, vai realizar-se mais uma vez em Querença, uma típica e serrana aldeia algarvia.  ­

Nas zonas do interior algarvio, onde a matança do porco era uma tradição antiga, as famílias engordavam o seu porquito que constituía a principal fonte de alimentação ao longo do ano.

Era costume pedir a São Luis que conservasse o animal em boas condições para sustento de todo o agregado familiar, realizando-se anualmente a festa de agradecimento.

Ainda hoje esta festa traz a Querença gentes de todo o lado que gostam de apreciar uma boa chouriça caseira e participar nas cerimónias religiosas.

Ao início da tarde celebra-se a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguindo-se uma procissão pelas ruas da aldeia. ­ ­
Tem lugar depois o habitual leilão de chouriças e ofertas, momento alto da festa.

Data de início: 24-01-2010 / Data de fim:24-01-2010
Local: Lg. Igreja de Querença
Localidade: Querença
Organização: J. de Freg. de Querença­
Contactos: Tel. 289 422 337

Querença:

Situada num monte fica a aldeia de Querença que dá o nome à freguesia, que já pode caracterizar-se pela transição entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direcções, situando-se bem lá no alto a pequena e bonita Igreja, orgulho das gentes de Querença. É nesta freguesia que se destila um dos mais afamados medronhos e se produz o mais apreciado chouriço, para além de outras tipicidades. A Festa das Chouriças constitui, entre outros, um dos pontos mais altos das festividades que em Querença se realizam anualmente.

Nesta freguesia encontramos uma gastronomia típica que os restaurantes locais conservam o mais genuinamente possível. São pratos típicos de Querença, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (as papas do milho, tradicional do Algarve).

As grutas da Salustreira com quase oitenta metros de comprimento e doze de altura, junto à Fonte da Benémola - área protegida de rara beleza e originalidade - são ponto de passagem obrigatória para quem visita a freguesia.

De salientar que a Freguesia de Querença, em virtude da criação institucional da nova Freguesia da Tôr, em 1997 então a integrava, acaba de ver substancialmente reduzida a sua área geográfica.

Fonte: Câmara Municipal de Loulé­