Lisboa recebe Rota das Conservas Portuguesas de Julho a Agosto 2015

Ver artigo
Datas (De - A): 
1 Jul 2015 - 31 Ago 2015

A Associação Nacional da Industria de Conservas de Peixe (ANICP), em parceria com a “Loja das Conservas”, o restaurante Can the Can e o Centro Interativo Lisboa Story Centre, vai realizar pela primeira vez a Rota das Conservas Portuguesas, um percurso cultural e gastronómico pelos sabores do mar no centro da cidade de Lisboa, com o objectivo de dar a conhecer a vasta e rica cultura desta indústria centenária.

Durante os meses de Julho e Agosto, Lisboa acolhe este roteiro cheio de “lata”, um itinerário que promete conquistar o paladar de todos e que se estende por quatro diferentes locais – Lisboa Story Centre, Loja das Conservas, Restaurante Can the Can Lisboa e Quiosque LDC nos Armazéns do Chiado – sustentados na tradição centenária e qualidade irrepreensível das conservas de peixe portuguesas.

O ponto de partida da Rota das Conservas é o Lisboa Story Centre, Centro Interactivo situado no Terreiro do Paço, onde estará exposta a colecção privada de mais de 200 latas de conservas portuguesas, coleccionadas e reunidas ao longo de 30 anos por Carole Garton.

A par da mostra de conservas, os visitantes vão ainda poder ver uma peça candidata ao Guiness World of Records, uma sardinha em crochet e tricot em tamanho XXL, embaixadora da cultura portuguesa e símbolo de uma comunidade ativa. Projecto concebido pelas criativas Vera Freire Correia e Sara Correia Mendonça, que contaram com o apoio, na equipa de montagem, das artesãs  Ana Carrilho, Dina Gama e Margarida Macedo, e com a participação de crocheteiras e tricotadeiras de todo o país, tendo ultrapassado a fasquia dos 1000 quadrados de 15×15 cm, ficando com 8 metros de comprimento e 1,60m de altura. Ao iniciar a visita a este espaço, é oferecido aos visitantes uma lata de conservas vazia, um voucher a ser utilizado nos outros pontos da Rota das Conservas Portuguesas.

A “dois passos” deste espaço de exposição, também situado na Praça do comércio, encontra-se outra paragem desta rota, o restaurante Can the Can. De gastronomia mediterrânea, local de homenagem aos fortes símbolos da portugalidade, neste espaço é possível degustar petiscos onde as conservas tradicionais têm uma presença privilegiada na respectiva ementa, encontrando-se também espalhadas pelas paredes e mesas como decoração. Os participantes da rota serão recebidos com um welcome drink mediante o consumo de uma refeição e apresentação do respetivo voucher (lata).

Seguindo caminho pela Rua do Arsenal, vão encontrar a terceira referência do itinerário, a Loja das Conservas. “Montra” de 18 empresas portuguesas de conservas, este é o maior espaço comercial de conservas no nosso País e que conta atualmente com mais de 700 referências. Aí vão ter à disposição uma cravadeira onde os participantes vão poder gratuitamente ter a experiência de fechar uma lata de conservas. Através da apresentação do voucher – lata de conservas vazia – todos os participantes que comprarem uma lata de conservas terão direito a uma segunda gratuita.

Por fim, e a partir de 15 de julho, a Rota das Conservas Portuguesas será enriquecida com um espaço adicional, o Quiosque Loja das Conservas nos Armazéns do Chiado, a nova “morada” da cravadeira, que até esta data estava implementada na Rua do Arsenal, podendo assim os participantes criarem a sua própria lata, com o voucher recolhido na visita ao museu, com o conteúdo que quiserem.

A ANICP, juntamente com os quatro locais associados, pretende com “esta iniciativa divulgar e promover aquela que é considerada uma das melhores e mais emblemáticas iguarias de Portugal, mantendo viva a cultura e tradição portuguesa em forma de lata, contribuindo para que perdurem ao longo do tempo”.