Lisboa vai andar de máscara de 10 a 13 de Maio 2012

Ver artigo

O VII Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI) regressa às ruas de Lisboa entre 10 e 13 de Maio com um programa dinâmico e variado que inclui uma mostra de artesanato e produtos regionais, promoção turístico-cultural, concertos, música e danças tradicionais, actividades para os mais novos, um concurso de fotografia e muita animação de rua.

Uma iniciativa da PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural, em parceria com a EGEAC - Empresa de gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa. O VII Grande Desfile Máscara Ibérica será o momento alto do FIMI, sábado dia 12 de Maio, pelas 16h30 com início na Praça do Comércio e fim no Rossio.

A tradição pagã dos rituais da máscara, raramente vistos fora dos seus contextos de origem reúne este ano 24 grupos oriundos do Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco e Salamanca, pela primeira vez presente no Desfile a par de Ílhavo (PT), Piornal e Montehermoso de Cáceres (ES). Este evento é reconhecido de interesse turístico internacional pelo TP.

A Mostra das Regiões apresenta-se mais uma vez no Rossio, transformando-o entre 10 e 13 de Maio, numa montra de produtos regionais, artesanato e destinos turísticos. Poderá descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias – fumeiro, doçaria regional - e peças artesanais nacionais e espanholas, espalhadas por 25 espaços. Zamora e Cáceres (Patronatos de Turismo) são algumas das províncias de Espanha que levam até à capital os seus produtos típicos, a que se junta o espólio gastronómico, vinícola e artesanal da Serra da Estrela, Nordeste da Beira, Beira Interior Sul, Região Centro, Baião, Mirandela, Vales do Sousa e Tâmega, entre outras regiões.

site: PROGESTUR