Montalegre celebra em festa a última Sexta feira 13 de 2012

Ver artigo

Está iniciada, em Montalegre, a contagem decrescente para a última Sexta 13 do ano. A menos de um mês do evento que atrai multidões à capital do Barroso, ultimam-se preparativos para uma noite que promete ficar na memória. Para despertar curiosidade, a organização levanta a ponta do véu e desvenda alguns pormenores. "Forças do Ar" dá nome ao espetáculo noturno. Este, entre outros motivos, engloba números de malabarismo, percussão, pirotecnia e música. Ao todo, mais de meia centena de atores vão protagonizar encenações que agoiram surpreender. Padre Fontes volta a subir ao palco para esconjurar a bebida mágica – queimada. Boss AC e Homens da Luta vão assistir ao espetáculo, antecipando a atuação prevista para o dia seguinte.

Segue, a ritmo acelerado e característico, a preparação da terceira e última Sexta 13 deste ano, em Montalegre. O mês de Julho fica marcado pelo evento que já ultrapassou, há muito, a raia de Barroso, sendo hoje uma referência em Portugal.

Nesta receita mágica, estão reunidos os condimentos para um resultado final extraordinário. A cerca de um mês do acontecimento mítico, a organização abre o livro das atividades previstas para despertar o interesse do público. Com um elenco que supera a meia centena de intervenientes, estão previstos números de acrobacia, percussão, música, pirotecnia. O padre Fontes volta a protagonizar a encenação da queimada, seguida de uma “surpresa” que a organização garante deliciar a assistência.
 
BOSS AC E HOMENS DA LUTA
 
A festa não se fica pela noite de sexta. A emoção é prolongada para o dia seguinte, com a atuação de Boss AC e Homens da Luta. No entanto, os conhecidos artistas portugueses chegam à capital do imaginário na noite do “azar” e vão assistir ao espetáculo noturno "Forças do Ar".

A encenação tem início nos Paços do Concelho e culmina no recinto do castelo de Montalegre. Em contra relógio, organização, grupos de animação e técnicos, reúnem e fazem os últimos ajustes no que respeito diz à estrutura do espetáculo, som, imagem, luz, fogo, entre outros. O conjunto de detalhes é pensado ao pormenor e são necessárias reuniões de preparação para que nada fique esquecido.

Fonte: Câmara Municipal de Montalegre