Não perca a Feira Gastronómica do Porco de 11 a 13 janeiro 2013 em Boticas

Ver artigo
Datas (De - A): 
11 Jan 2013 - 13 Jan 2013

A oferta gastronómica do concelho de Boticas é vasta e a sua qualidade unanimemente reconhecida. A ela se associam de imediato a vitela Barrosã, o famoso Cozido Barrosão, os enchidos, o presunto, o pão, o “Vinho dos Mortos” e o “Mel do Barroso”.

Pode dizer-se que depois do pão, o porco é o alimento principal das refeições do barrosão. Todos apreciam o salpicão, os rojões, a grande variedade de enchidos, os presuntos cheios de pique e notável sabor, que tão aprazível gosto possuem para o palato humano. O calor que vem das lenhas e pedras das lareiras das cozinhas montanhesas confere-lhes um aroma e sabor inconfundíveis.

É com estes enchidos, e com as carnes do porco, de sabor tão genuíno e aprimorado, que se faz o Cozido Barrosão, que enche de calor as mesas montanhesas e convida os visitantes a paladares únicos.

À mesa, a carne de Porco conta com a companhia da Carne Barrosã. Referência emblemática da bovinicultura portuguesa, a raça barrosã distingue-se de todas as outras pela famosa e inigualável carne que produz. Manjar de Reis no passado, hoje, mercê do rigoroso controlo com que é selecionada e criada, está à disposição de todos, tendo a sua carne Denominação de Origem Protegida.

O Mel do Barroso, possuidor também da Denominação de Origem Protegida, constituiu uma verdadeira dádiva da natureza, que a mão e a sabedoria do homem souberam aproveitar, e faz parte de muitos doces tradicionais, “regando” as rabanadas que acompanham a aletria no final da refeição.

Cozido Barrosão (Receita)

Ingredientes: Presunto; Orelha de porco; Vitela; Carne da peituga entremeada; Chouriça de carne; Salpicão; Chouriço de sangue; Frango caseiro; Rabo de porco; Focinho de porco; Batatas; Couve “troncha” ou repolho; Cenoura e Arroz.

Preparação: As carnes devem cozer-se todas juntas, menos os chouriços de sangue que são escaldados à parte, para que o seu gosto activo não estrague o paladar da demais confeção.

A couve é cozida na água das carnes para ficar macia. As batatas e as cenouras cozem-se à parte. Se possível, as couves, as batatas e as cenouras devem ser cozidas em panela de ferro.

As carnes com meia cura (orelha, entremeada, rabo de porco e focinho de porco), deverão ser postas de molho em água fria, na noite anterior, até irem à panela. Deve cuidar-se o sal durante a cozedura.

Vinho

Trás-os-Montes Branco aromático, estagiado em madeira, com acidez correta, frescura e taninos suaves

Animação

Feira Gastronómica do Porco – 11, 12 e 13 de janeiro de 2013

(O prato escolhido pode ser degustado tanto nos restaurantes aderentes como no recinto da XV Feira Gastronómica do Porco, onde os mesmos restaurantes se encontram representados).

Restaurantes

Casa de_Vilar “A Lavra” | Lugar da Lavra, EN311_Vilar | Tel. 276412056

Marialva | Rua 5 de Outubro, 32/34 | Tel. 276415464

Fonte: PortoeNorte | Reserve Alojamento via Booking.com