A Parques de Sintra irá exibir novamente o documentário Sintra O Monte da Lua, no dia 12 de julho 2014, às 21h00, no Parque de Monserrate

Ver artigo
Datas (De - A): 
12 Jul 2014

A Parques de Sintra irá exibir novamente o documentário Sintra – O Monte da Lua, no dia 12 de julho 2014, às 21h00, no Parque de Monserrate. Apesar da logística que envolve, a nova exibição justifica-se devido às inúmeras solicitações recebidas por parte do público (os bilhetes para a primeira exibição esgotaram em apenas uma semana) e ao excelente feedback por parte das 600 pessoas que assistiram.

A Parques de Sintra decidiu portanto repetir o evento, utilizando novamente o relvado como plateia para uma tela de 10m x 5m, em frente ao lago.

Sintra – O Monte da Lua” foi produzido pela associação de divulgação ambiental Aidnature, realizado por João T. Vasconcelos e escrito por António Castelo. Apresenta um local que "tem sido transformado por reis e cantado por poetas, mas na sua essência permanece selvagem", através de uma perspetiva única sobre a natureza e a biodiversidade da Serra de Sintra. O documentário inclui imagens de espécies animais raramente observadas, como é o caso da Águia-de-Bonelli, da Geneta ou da Ferreirinha-alpina e momentos difíceis de encontrar como o acasalamento de escaravelhos Vaca-loura.

As imagens foram captadas ao longo de mais de um ano pela equipa da Aidnature, período esse que incluiu muito trabalho noturno, muitas horas de espera e também algumas dificuldades em filmar determinados locais (aqueles que a equipa sabia serem os melhores para encontrar as diversas espécies) por serem também frequentados por pessoas.

Este filme contou com o apoio da Parques de Sintra, por se integrar perfeitamente no Projeto BIO+Sintra (cofinanciado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia), que tem como objetivo promover a participação ativa do público na conservação dos principais valores naturais da Serra de Sintra.

A escolha da Aidnature para avançar com este projeto sobre a Serra de Sintra teve como base o facto de a equipa procurar, para os seus filmes, os locais mais selvagens mas aos quais, ainda assim, as pessoas se consigam ligar. Segundo António Castelo “não filmar em Sintra seria quase evitá-la, uma vez que se trata de um local com uma fauna e flora muito importantes e desconhecidas”.

Os bilhetes para a exibição a 12 de julho têm o preço de 5 Euros e estão à venda em qualquer bilheteira da Parques de Sintra, bem como online, no site da Blueticket. Incluem também o acesso ao Palácio de Monserrate, bem como ao Parque, para assistir ao documentário no amplo relvado.

Informações úteis:

12 de julho, 21h00 (entrada a partir das 20h00)

Relvado do Parque de Monserrate (38º 47’ 30.70” N 9º 25’ 9.09” W)

Palácio de Monserrate e cafetaria abertos

Estacionamento limitado (autocarros gratuitos desde a estação de comboios de Sintra entre as 19h30 e as 21h00; regresso entre as 22h30 e as 23h30)

Bilhetes: 5 Euros (à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra e Blueticket)

Duração: 50 minutos

Locução em Inglês, legendado em português

Maiores de 3 anos

Recomenda-se roupa quente, calçado confortável e uma manta (a quem não se queira sentar diretamente na relva)

O Projeto “BIO+Sintra - Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra” tem como objetivo a implementação de uma experiência piloto na Paisagem Cultural de Sintra, que possa ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades do dia-a-dia. As ações desenvolvidas no âmbito do projeto centram-se na área tutelada pela Parques de Sintra – Monte da Lua, que consiste em 40% da área listada pela UNESCO como Património da Humanidade, o correspondente a aproximadamente 946 hectares.

www.facebook.com/biomaissintra

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

Sites: www.parquesdesintra.pt e www.facebook.com/parquesdesintra | Foto: PSML Joana Tavares