O Piódão é uma das mais Belas e Famosas aldeias históricas portuguesas

Ver artigo

O Piódão é uma das mais Belas e Famosas aldeias históricas portuguesas. É uma aldeia tradicional portuguesa na Beira Litoral. Situado em plena Paisagem Protegida da Serra de Açor, com paisagens magníficas, o Piódão é uma das mais pitorescas aldeias de Portugal, com casas encavalitadas e uma série de sinuosas ruas e travessas, dando-lhe um charme que faz desta aldeia o local único e atractivo que é.

O Piódão é uma aldeia muito pequena. Apesar de poder dar a volta à aldeia de carro, só pode atravessá-la de pé, pois muitas das ruas são extremamente estreitas e tem escadas. As bicicletas estão também fora de questão - por causa das escadas.

O Piódão é uma das mais famosas aldeias históricas portuguesas, conhecida pelas suas casas de xisto encavalitadas umas nas outras. Tirando as casas de xisto e as sinuosas ruas, pode ver três coisas:

A Igreja Matriz do Piódão, situada na praça principal, é o elemento que mais se destaca do cinzento da aldeia, pintada de azul e branco. Datada do século XVII, a sua fachada foi reconstruída no século XIX ao estilo neoclássico.

A Capela de São Pedro, situada no cimo do emaranhado de casas que compõe a aldeia, passa muitas vezes despercebida.

O Museu do Piódão, também situado na praça principal, uma extensão do Museu Etnográfico de Arganil que recorda a vida da aldeia. Com muitas peças doadas pelos habitantes, funciona como uma mostra da memória colectiva da freguesia de Piódão. A colecção inclui o aerodínamo que trouxe pela primeira vez luz eléctrica à aldeia.

Vaguear pelas sinuosas ruas do Piódão. Veja o artesanato na praça principal - desde mini casas do Piódão a Licor de Castanha, consegue encontrar de tudo. Aprecie as paisagens que o rodeiam poisestá numa das zonas mais bonitas do país.

A praça principal da aldeia está cheia de lojas de artesanato e produtos locais. Entre as muitas coisas que pode comprar, incluem-se mini casas do Piódão, autocolantes para o frigorífico, Licor de Castanha, Aguardente local, etc.. Na igreja vendem-se também pequenos postais com fotografias da aldeia.

A única maneira de chegar ao Piódão é de carro. Não existem autocarros, não tem aeroporto nem estação de comboios e situa-se no interior do país, por isso não tem porto.

Para chegar ao Piódão vindo de Lisboa (a 296km) ou do Porto(a 199km) siga pela A1 e na saída de Coimbra Norte apanhe o IP3 (sentido Viseu). Deste saia para o IC6 (sentido Arganil/Covilhã/Oliveira do Hospital) e quando este terminar, continue pela N17. Uma vez na N17 tem várias opções:

Ir até Arganil e seguir as indicações até ao Piódão. Ir até Coja e seguir as indicações até ao Piódão.

Sair da N17 em Vendas de Galizes, e apanhar a N 230 (sentido Covilhã). Ao chegar à Ponte das Três Entradas, corte à direita e siga pela estrada Municipal 508. Passe por Aldeia das Dez, Goulinho, Vale de Maceira - Santuário de Nossa Senhora das Preces. Depois de atravessar Vale de Maceira siga pela via da direita, a subir, e faça um percurso de 13 Km que o leva ao Piódão.

Reserve alojamento em Piódão via booking.com