Pode ser tarde demais para salvar o Terreiro do Paço em Lisboa! [Mentira de 1 de Abril!]

Ver artigo

Este texto foi inventado como mentira de 1 de Abril!  :) Não levem a mal ;) O Terreiro do Paço tem estado a afundar-se, sem que se consiga travar a sua instabilidade, o que põe em causa do futuro da obras de requalificação já realizadas no espaço, os edifícios envolventes, bem como a prevista construção de mais dois eixos rodoviários subterrâneos.

Já em 2002, o troço da obra do Metro situado em frente ao Cais das Colunas abateu mais de cinco centímetros o que levou a tutela a encomendar ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Os abatimentos têm ocurrido desde o acidente de 9 de Junho de 2000. Acidente este que atrasou consideravelmente a construção da estação do metro do Terreiro do Paço e provocou uma renegociação do contrato com o consórcio construtor  que elevou para mais de 40 milhões de euros o custo da obra.

O Estado proprétario dos edificios do Terreiro do Paço recusou-se a prestar quaisquer explicações. Sabemos no entanto que o local tem debaixo de si terrenos lodosos e arenosos com uma profundidade de 55 metros. Só a partir daí surge terreno firme.

Um técnico de Obras Públicas, que pediu anonimato, admitiu a jornalistas ser "tecnicamente muito difícil" salvar o Terreiro do Paço. "Chegam-nos informações de que os assentamentos continuam e de que há liquefacção do solo". A passagem do metro naquela praça lisboeta "ajudou a provocar este afundamento, mas esperamos não ser tarde demais para salvar a praça".

Confirma também que já foi encomendada uma nova peritagem a um consultor holandês "com larga experiência neste tipo de obras", para determinar se é possível travar o afundamento. "São solos muito estranhos, com muita água pelo meio, com a instabilidade desse meio e, no meio de tudo, um túnel para o Metropolitano e um projecto de dois túneis rodoviários".

Este texto foi inventado como mentira de 1 de Abril!  :) Não levem a mal ;)