Portugal declarado destino de eleição para 2014 no Reino Unido

Ver artigo

Futebol, praias, natureza, ilhas idílicas, luxo, fervor citadino, paraísos naturais, boa comida, cidades históricas, neve, experienciar o Velho Oeste. Estes são alguns dos motivos, segundo a ABTA - The Travel Association, que vão levar os britânicos a viajar.

Ao lado do Brasil, EUA ou Grécia, a associação destaca Portugal nesta ‘rota' de viagens para 2014. Descrito como um destino com "óptima comida, cidades históricas, costa escarpada e uma paisagem deslumbrante, tudo feito com muito charme", o país foi incluído na lista "Destinations to Watch 2014", juntamente com mais 11 "destinos para manter debaixo de olho".

O relatório de tendências de viagem elaborado pela ABTA - cujos cerca de 1200 membros são responsáveis por "90% dos pacotes de férias no estrangeiro dos britânicos", segundo informam - em parceria com o Foreign and Commonwealth Office (o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico), sublinha que "os turistas do Reino Unido sempre adoraram Portugal" e que, com o apoio de novos voos directos para as "cidades principais, Lisboa e Porto", "os turistas experientes irão seguir para estas duas belas e históricas cidades para uma escapadela diferente".

O Algarve, "com bom clima todo o ano", "continua a ser a principal atracção para os turistas britânicos", com "surfistas e turistas mais aventureiros que procuram as grandes ondas e enseadas dramáticas de Sagres", que apontam como o "extremo sudoeste da Europa".

O Alentejo é enaltecido como "uma área de exepcional beleza natural", ideal para os "turistas mais exigentes". Mencionam-se ainda "florestas de eucaliptos atravessadas por rios" ou os "sobrados e olivais"...

Leia o artigo completo no Público