Rotas e Percursos no Fundão. Descubra mais sobre os seus trajectos de eleição

Ver artigo

Há muito para descobrir no Fundão. Nas suas proximidades descobrirá os grandes contrastes de uma paisagem natural de cortar a respiração. Selecione para seu percurso os picos da Serra da Gardunha,  emoldurando o contorno do céu, ou as paisagens de xisto do Vale do Zêzere no Pinhal Interior.

Rota da Cereja - Cerejas vermelhas, carnudas e deliciosas

Percurso sinalizado com 9,9 km, localizado na vertente norte da Serra da Gardunha e que se caracteriza pela abundância de socalcos de cerejal e produção da famosa cereja do Fundão. O vale de Alcongosta oferece belas paisagens que durante todo o ano apresentam cores e atrativos distintos.

Uma das melhores alturas para realizar a rota é certamente durante a floração, finais de março, abril e maio,  meses em que a paisagem apresenta um grande espetáculo visual. A apanha da cereja é outra forma de celebrar os sentidos.

É um festim enriquecido com as diferentes texturas das variedades regionais de cereja. Serem vermelhas, carnudas e deliciosas é o seu denominador comum.

Caminho do Xisto da Barroca

Percurso circular sinalizado, com cerca de 9,5 km, sobranceiro ao Zêzere. De entre o património cultural e histórico destaca-se o conjunto de gravuras rupestres do Poço do Caldeirão, visitáveis durante os meses de estio.

Durante o percurso pode visitar o Cabeço do Pião, antiga unidade de lavagem de minério do complexo das Minas da Panasqueira, atualmente desativada e em processo de revitalização para parque temático.

Caminho do Xisto de Janeiro de Cima

Percurso circular com 10 km de extensão onde se demarcam os serpenteantes meandros do Zêzere e as cristas rochosas classificadas em Rede de Património Mundial com grande interesse geológico e educativo.

Verdadeiramente rural, Janeiro de Cima é imprescindível! Siga pelas margens do rio Zêzere e encontre a tranquilidade do parque fluvial, descanse ao sol ou desfrute de um passeio de barca.

Capture o momento na Casa das Tecedeiras, colorida e original, o local indicado para conhecer o modo local de tecer o linho.

Rota das Aldeias Históricas

A “Grande Rota das Aldeias Históricas” é um percurso pedestre sinalizado de grande rota que une as dez aldeias históricas (Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha).

Ao longo de toda a sua extensão (cerca de 540 Kms) percorre 17 concelhos da Beira Interior, abrangendo um total de 52 povoações. Num cenário de grande riqueza natural e atravessando três áreas protegidas (Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional e a Reserva Natural da Serra da Malcata) esta grande rota não esquece os saberes e os valores de um vasto património que caracteriza esta região.

Antes de mais, como percurso pedestre, a “Grande Rota das Aldeias Históricas” pretende ser o meio pelo qual é possível divulgar e dar a conhecer uma região que, pelas suas características naturais e valores patrimoniais, é merecedora de uma visita.

Rota da Gardunha

A Rota da Gardunha, estabelecida em 2006, é um percurso pedestre de pequena rota, sinalizado, com 17,4 km de extensão, interpretado e homologado segundo normas internacionais e que se desenvolve circularmente a partir de Louriçal do Campo, subindo ao Castelo Velho e passando nas aldeias de Casal da Serra e Torre. Este percurso encontra-se preparado com parques de merendas e miradouros diversos.

A Rota da Gardunha integra a Rede de Percursos Geoturísticos do Geopark Naturtejo.

Sobranceiro à cidade do Fundão

Percurso circular não sinalizado com cerca de 3,5 km localizado no monte de S. Brás, sobranceiro à cidade do Fundão.

Neste local reúnem-se condições para um excelente passeio por trilho em bosque de castanheiro bravo.

Ao chegar a meio do percurso, a um afloramento rochoso chamado Pedra d´Hera, faça uma pausa e admire a paisagem. É o local ideal para ouvir, com clareza, os sons da Cidade do Fundão e a paisagem circundante da Cova da Beira.

Percurso do Castelo Velho - Excelente forma de se encontrar com a montanha

Percurso circular parcialmente sinalizado com 10 km é uma excelente forma de se encontrar com a montanha, partindo de Castelo Novo, e visitar o património geomorfológico da Gardunha.

O trajeto prima pela vista ímpar da Barragem de Santa Águeda e da bacia hidrográfica da Ribeira de Alpreada, curso de água de montanha e habitat de inúmeras espécies protegidas.

Site: Fundão Turismo (Rotas) | Reserve Alojamento no Fundão no Booking.com