Veja o Video promocional de Esposende um Privilégio da Natureza

Ver artigo

Apelidado muitas vezes de "Algarve em miniatura", a zona turística de Ofir, bem como todo o concelho de Esposende, mantém ainda grande parte do seu encanto. O parque hoteleiro cresceu e modernizou-se. Esposende desde bem cedo foi procurado por famílias de Braga, Barcelos, Guimarães e outras terras do interior, atraídas pela beleza das praias atlânticas, especialmente as de Apúlia, Ofir e Suave Mar, aqui se deslocavam para fazer “uso de banhos”.

A omnipresença do mar é uma das características deste município, cujo litoral apresenta "praias abertas" com areais de diferentes configurações. Os amantes da natureza tem aqui inúmeras possibilidades para desfrutar em pleno, quer através dos Percursos Naturais ou mesmo na água, com a prática de Canoagem e Kitesurf, para além de outras modalidades náuticas.

A gulosa Gastronomia faz as delícias de todos os comensais que procuram a restauração, especialmente pelos seus tratos de peixe e mariscos dos nossos rios e mar, não esquecendo os leves, suaves e aromáticos vinhos de verdes de quinta e as adocicadas Clarinhas de Fão.

É este compêndio de todos os encantos, onde o mar alcança a sua máxima expressão, que convidamos a descobrir e desfrutar.

A hospitalidade das nossas gentes faz o resto.

O concelho de Esposende é detentor de uma grandeza patrimonial impar, revelada através da arquitetura dos lugares e nos usos e costumes tradicionais. Dos monumentos existentes, destacam-se: O Castro de São Lourenço em Vila Chã e o do Monte dos Desamparados em Palmeira de Faro; a Capela dos Mareantes na Igreja da Misericórdia de Esposende; o Forte de São João Batista na Foz do Rio Cavado; o Facho e Capela da Bonança em Fão; bem como o Museu Municipal em Esposende e o Museu de Arte em Fão, entre outros locais a visitar.

A riqueza natural que Esposende encerra faz com que este pequeno concelho se apresente como um "Privilégio da Natureza". A sua diversidade é materializada na orla marítima com praias atlânticas de areias finas e águas de diferentes matizes de azul; nos rios Cávado e Neiva recheados de pequenas praias fluviais e de inúmeros recantos idílicos ao longo dos seus remansos de água e nos vários cenários de ruralidade e floresta que o interior alberga.

Num concelho que concilia todas as vertentes da natureza, Esposende tem para oferecer extensos areais e dunas, pinhais e zonas florestais, montes e arriba fóssil, rios e mar, tudo enquadrado num equilíbrio dinâmico e que permitem afirmar: “Esposende, um privilégio da natureza”.

O estuário do Cávado e sapal que lhe está associado, apresentam-se como um local estratégico para as aves migratórias que procuram nestas paragens um refúgio para o frio dos invernos mais rigorosos do Norte e Centro da Europa. O rio Neiva e suas águas límpidas, o verde do pinhal de Ofir e as vistas deslumbrantes que os diversos miradouros oferecem sobre Esposende, são apenas alguns dos motivos de interesse do concelho em que a riqueza da paisagem natural e do património construído pela mão humana, como são o caso dos moinhos de ventos, os campos em masseira, as azenhas e os castros, conjugam-se numa harmonia única, constituindo paisagens de elevado valor cénico e ambiental e que confirmam Esposende como um dos mais belos concelhos da região Norte.

Fonte: Viste Esposende | Reserve alojamento em Esposende via booking.com