Turismo, Vinhos e Cavalos na Quinta da Boavista, Penalva do Castelo, Beira Alta

Ver artigo

Na quinta da Boavista, propriedade da Família Tavares de Pina, situada no Concelho de Penalva do Castelo, Beira Alta, a cerca de 25 minutos de Viseu e a 30 da Serra da Estrela, onde são produzidos os Terras de Tavares, mantemos um compromisso ético com a Natureza, respeitando-a o mais possível.

Para além de criarmos em completa liberdade cavalos de desporto vocacionados para o salto de obstáculos, cultivamos vinha, de forma sustentada, para obtermos produções baixas e naturais, que transformamos na adega com a maior dedicação e paixão, com recurso à menor intervenção possível e com o objectivo de realçar todas as qualidades intrínsecas.

A Quinta da Boavista, possui também uma unidade de enoturismo em que a conjugação dos vinhos aqui produzidos e a grastonomia de consciência tradicional e histórica, se harmonizam perfeitamente com a Natureza ainda preservada e a sobriedade e o bom gosto dos espaços interiores reservados aos visitantes.

A casa, uma construção em que predominam o granito e a madeira, está situada no vale do rio Lodares, que atravessa a propriedade, e data dos finais do sec XVIII. A Quinta da Boavista disponibiliza 2 apartamentos T1 e dois T2 integrados na casa principal, embora completamente independentes desta. Todos estão equipados com placa eléctrica e mini-bar embutidos em armário.

Existe ainda a Casa dos Rapazes, um T2, com as seguintes características:
Quarto com duas camas individuais e casa de banho completa.
Quarto com cama de casal e casa de banho completa.
Sala com recuperador e vista para a piscina.
Cozinha equipada.
Os hóspedes têm ainda à sua disposição diversos espaços verdes e salas que podem utilizar em regime comum.

Serviços: Aluguer de cavalos, Aluguer de bicicletas, Piscina, Bilhar, Canil, Campo de jogos, Organização de eventos (familiares ou empresariais)

Gastronomia: Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é um dos seus principais atractivos.

Os sabores da Sopa da Beira ou do Caldo Verde, das Migas à Lagareiro, do Arroz de Carqueja, do Rancho à Moda de Viseu, da Vitela Assada à Moda de Lafões, do Bacalhau ou do Polvo Assados à Lagareiro, do Cabrito Assado, do Arroz de Lampreia, das Trutas do Paiva, do Arroz de Pato, do Presunto, dos Enchidos (morcela, chouriça, farinheira)... fazem a delícia dos apreciadores.

As variedades de pão de mistura, de centeio, broa de milho acompanham a refeição ou o Queijo da Serra.
Com base em receitas antigas, o doce pode ser Leite Creme ou Arroz Doce à Moda da Aldeia, Pudim de Requeijão ou de Pão, Papas de Milho, ou uma variedade de bolinhos e pastéis tradicionais “de comer e chorar por mais”. Pastéis de Vouzela, Castanhas de Ovos de Viseu, Pastéis de Feijão do Patronato de Mangualde, Caçoilinhos do Vouga, Beijinhos, Cavacas...

Actividades: O leque de actividades disponíveis localmente, quer prestadas na quinta quer prestadas por entidades implantadas na região, e a sua considerável amplitude, desde desportos convencionais ou radicais, a cultura, passando por lazer e recreação, surpreendem qualquer pessoa menos familiarizada com as excelentes condições oferecidas por estas bandas, não só em termos de preços, mas principalmente em matéria de qualidade.

A inexistência de dependência do fenómeno da sazonalidade traduz-se numa alternativa muito vantajosa como destino turístico ao longo de todo o ano.

Acessos: A principal via de acesso é a IP5, que liga a fronteira de Vilar Formoso a Aveiro. Depois de sair em Mangualde tem pela frente 16 quilómetros de estrada sempre boa.

Contactos

Quinta da Boavista, 3550 – 058 Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, Portugal
GPS: 40º38’28.08’’N 7º39’17,36’’W

Contacto: João Tavares de Pina Tel: +351 91 985 83 40 | e-mail:

Site: Quinta da Boavista | Reserve alojamento vai booking.com