Mafra

Mafra

A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é considerada a mais bela do mundo

Ver artigo

A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é considerada a mais bela do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros. Depois de eleger a Livraria Lello, no Porto, como a mais bonita do planeta, Portugal volta a conquistar os EUA com a incrível biblioteca escondida no interior deste monumento nacional.

É encantadora, lê-se. E o que a torna ainda mais impressionante são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insetos.

Quatro praias da Ericeira galardoadas com a Bandeira Azul em 2014

Ver artigo

Quatro praias da Ericeira galardoadas com a Bandeira Azul em 2014. São Lourenço, Ribeira d’Ilhas (na foto), Sul e Foz do Lizandro são as praias da Ericeira que receberam o galardão internacional da Bandeira Azul 2014. Estas integram as 298 praias e 17 marinas portuguesas que receberam a distinção, sendo que é a primeira vez que Portugal ultrapassa as 300 bandeiras azuis num único ano.

A Bandeira Azul é uma das classificações mais prestigiadas do mundo na avaliação da qualidade ambiental das praias e portos de recreio e marinas que se candidatem e cumpram os critérios estabelecidos: informação e educação ambiental, segurança, serviços, gestão ambiental e equipamentos e qualidade da água.

Foi Mentira de 1 de Abril ;) Cristiano Ronaldo apaixona-se por um dos melhores destinos de Surf do Mundo e compra casa na Ericeira

Ver artigo

Foi Mentira de 1 de Abril ;) Cristiano Ronaldo adquiriu a Vivenda Rivotti, situada na arriba sul da Praia do Sul na Ericeira, Reserva Mundial de Surf. Esta opção do futebolista do Real Madrid e melhor jogador do mundo FIFA 2013 baseou-se no resultado dos locais mais pesquisados no Google em Portugal.

A Vivenda Rivotti foi construída em 1915 e, para além de desempenhar funções de veraneio, integra uma quinta onde se produzia vinho e já serviu de cenário para a rodagem de filmes, como “O Desconhecido” ou “Anatomia do Inferno”.

A imponente propriedade tem sido alvo de cobiça nos últimos anos, sendo recorrentes os boatos sobre o interesse de figuras públicas internacionais na sua aquisição, o que nunca se veio a confirmar até agora.

Descubra o Palácio Nacional e Convento de Mafra. O mais sumptuoso convento e monumento barroco português

Ver artigo

Mandado edificar por D. João V em 1711, é o mais sumptuoso convento e monumento barroco português. É o paradigma do reinado mais rico da história de Portugal, graças ao ouro vindo do Brasil. O monumento insere-se no denominado barroco joanino, e é inspirado no modelo espanhol e filipino de S. Lourenço do Escorial, numa articulação harmoniosa de três componentes distintas: palácio real, convento e igreja.

Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas para uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2007.

Descubra a Casa Museu Aldeia Típica de José Franco no Sobreiro, Mafra

Ver artigo

Esta famosa a sua aldeia em miniatura construída pelo escultor e oleiro José Franco, faz as delícias não só dos adultos, mas sobretudo da criançada. Representa as ocupações típicas do Portugal de antigamente em cenários em miniatura, com os respectivos instrumentos de trabalho, constituindo-se em um verdadeiro museu etnográfico.

Situada na aldeia de Sobreiro, a meio caminho entre Mafra e a Ericeira, esta aldeia de brincar tem como grande atracção as miniaturas de cenas rurais com bonecos animados, movidos a electricidade ou a água. É com interesse que a podemos observar e apreciar toda aquela vida motivada pelo "mexer" das figuras humanas, desempenhando inúmeras tarefas do dia a dia das actividades campesinas. Há, ainda, reproduções de casas rurais e seus interiores do início do século XX.

Parta à descoberta da Natureza na Tapada de Mafra

Ver artigo

Na Tapada de Mafra encontram-se instalações de turismo rural, além de espaços para a realização de diversos tipos de eventos. Existem trilhos para percurso pedestre ou BTT e visitas guiadas para observação da fauna e flora.

A caça é permitida em alturas específicas do ano e bastante condicionada, de modo a manter o equilíbrio cinergético da área.

São também organizadas actividades pedagógicas de educação ambiental, com um público-alvo preferencialmente juvenil.